UFC

Lutador do UFC treina com histórico rival, e fãs reagem: ‘Goku e Vegeta’

Ex-campeões dos médios do UFC, que já mediram forças duas vezes, iniciaram a temporada de 2025 treinando juntos
Foto do autor
Compartilhe

“Novo ano, novos amigos”. Foi dessa forma que o nigeriano Israel Adesanya, ex-campeão dos médios do UFC, celebrou na rede social X (antigo Twitter) a amizade desenvolvida com o australiano Robert Whittaker. Neste domingo (12/1), Adesanya agitou os fãs de MMA ao postar fotos e um vídeo treinando com o histórico adversário.

Israel Adesanya e Robert Whittaker se enfrentaram duas vezes no UFC valendo o cinturão. Na primeira disputa, em outubro de 2019, o australiano era o campeão dos médios. Ele perdeu o título lutando diante de seus compatriotas, em Melbourne, ao ser derrotado pelo nigeriano por nocaute, no segundo round.

Na revanche, em fevereiro de 2022, Adesanya não era mais um prospecto na categoria. Afinal, além de campeão, o nigeriano vinha de três defesas bem sucedidas (contra Yoel Romero, Paulo Borrachinha e Marvin Vettori). Em Houston, no Texas, Whittaker saiu derrotado novamente. Dessa vez, Adesanya venceu por decisão unânime dos juízes após cinco rounds intensos.

Veja a reação dos fãs de MMA

Diante da publicação de Adesanya ao lado de Whittaker, diversos fãs de MMA ficaram entusiasmados com a cena e compararam o treino dos lutadores com a união entre dois clássicos personagens da cultura pop. No caso, os protagonistas do anime Dragon Ball Z: Goku e Vegeta.

Na animação japonesa, os sayajins Goku e Vegeta eram inimigos. No entanto, diante da ameaça de um adversário em comum (Freeza), acabaram lutando juntos. Mais tarde, se tornaram grandes parceiros, apesar da constante rivalidade e comparação de força entre eles.

“Sim, temos Goku e Vegeta”, escreveu um seguidor norte-americano.

Outros fãs também compararam a amizade entre Adesanya e Whittaker com Rocky Balboa e Apollo Creed no filme Rocky III – O Desafio Supremo.

Próxima luta de Israel Adesanya

Adesanya não é mais o campeão dos médios do UFC desde a derrota para o norte-americano Sean Strickland, em setembro de 2023, por decisão unânime dos juízes. Em agosto de 2024, o nigeriano tentou recuperar o cinturão contra o sul-africano Dricus du Plessis (atual campeão), mas foi derrotado novamente, com uma finalização no quarto round.

Agora, ocupando o segundo lugar no ranking peso-médio do UFC, Israel Adesanya buscará a reabilitação diante do russo Nassourdine Imavov – mais um atleta do Daguestão, berço de campeões como Khabib Nurmagomedov e Islam Makhachev.

Imavov, entretanto, se mudou para a França com os pais ainda na infância e hoje representa a capital Paris.

A luta entre Adesanya e Imavov será a principal do card do UFC Fight Night 250, que será disputado no dia 1º de fevereiro, em Riyahd, na Arábia Saudita.

Imavov é o quinto lugar no ranking dos médios e vem de vitórias sobre Roman Dolidze, Jared Cannonier e Brendan Allen.

Compartilhe