
O manauara Diego Lopes, de 30 anos, vai disputar o cinturão peso-pena do UFC! Mas o combate não será contra o espanhol Ilia Topuria, campeão da categoria até 66 kg. Surpreendentemente, ele abdicará do título para encarar a divisão dos leves. Dessa forma, o atleta brasileiro enfrentará o australiano Alexander Volkanovski no UFC 314, evento marcado para o dia 12 de abril, em Miami, nos EUA.
O anúncio bombástico ocorreu na noite dessa quarta-feira (19/2) pelo presidente do UFC, Dana White. O mandatário da principal liga de MMA do mundo explicou o motivo pelo qual Ilia Topuria vai deixar o cinturão de lado.
“Topuria sentiu que fez tudo o que podia nessa divisão, sentiu que consolidou seu legado e seu corpo não consegue mais aguentar [bater] o peso. Portanto, Topuria subirá para os leves e deixará o título dos penas. Assim que o primeiro soco for dado na luta entre Volkanovski e Diego Lopes, o título ficará vago. Anunciaremos qual será a próxima luta de Topuria quando terminarmos”, disse.
Alexander Volkanovski x Diego Lopes
Aos 36 anos, Volkanovski tentará recuperar o cinturão dos penas contra Diego Lopes depois de perder o título justamente para Ilia Topuria ao ser nocauteado, no segundo round, em fevereiro de 2024.
A trajetória do australiano como campeão começou em dezembro de 2019 ao vencer Max Holloway, por decisão unânime. Eles protagonizaram, inclusive, uma marcante trilogia no UFC. Nas outras duas lutas, Volkanovski levou a melhor por decisão dividida, em julho de 2020; e novamente por decisão unânime, em julho de 2022.
Além das duas defesas de cinturão contra Holloway, Volkanovski venceu outras duas: derrotou Brian Ortega, por decisão unânime, em setembro de 2021; e Jung Chan-Sung, por nocaute técnico, no quarto round, em abril de 2022.
Diego Lopes, por sua vez, é um dos maiores nomes do Brasil no UFC. Ele vem de cinco vitórias seguidas, sendo quatro na divisão dos penas (bateu Gavin Tucker, Pat Sabatini, Sodiq Yussuf e Brian Ortega) e uma em peso combinado (derrotou Dan Ige).