O UFC Vegas 105 no centro de eventos Apex, em Las Vegas, será disputado neste sábado (5/4), a partir de 19h (horário de Brasília), com cinco brasileiros no card!
O evento será transmitido pelo serviço de streaming UFC Fight Pass, mas as três primeiras lutas terão transmissão gratuita nas redes sociais da organização.
O 12º evento do UFC no ano não terá, no entanto, protagonistas do Brasil na luta principal. Contudo, vale a pena ficar de olho no main event, que colocará frente a frente dois lutadores do Top 10 do ranking da categoria até 66kg.
O veterano Josh Emmett, dos Estados Unidos, vai encarar o britânico Lerone Murphy, que está invicto na carreira com 15 vitórias e um empate. O lutador inglês, inclusive, coleciona diversas vitórias sobre atletas brasileiros, entre eles Edson Barboza.
Emmett é o oitavo colocado do ranking peso-pena e Murphy figura na 10ª posição. A categoria tem o espanhol Ilia Topuria como dono do cinturão. Entretanto, ele vai abdicar do título no próximo evento do UFC, marcado para o dia 12 de abril, em Miami, onde o ex-campeão Alexander Volkanovski enfrentará o brasileiro Diego Nunes. O duelo definirá o novo campeão.
Topuria, por sua vez, subirá de divisão. Sendo assim, o espanhol lutará em breve no peso-leve, categoria dominada pelo russo do Daguestão Islam Makhachev.
Saiba quem são os brasileiros no card
Neste sábado, dois homens e três mulheres vão subir no octógono mais badalado do mundo representando o Brasil.
São eles: Joanderson Tubarão Brito, Dione Barbosa, Istela Nunes, Pedro Falcão e Talita Alencar.
Originalmente escalado para competir, Daniel Willycat Santos foi retirado do card após problemas com o corte de peso.
Co-Main event terá Tubarão brasileiro
O peso-pena Joanderson Brito, o Tubarão, é o único brasileiro no card principal. O atleta de Santa Helena, no Maranhão, tem 30 anos e vai disputar a segunda luta mais importante da noite no UFC Vegas 105. O adversário dele será o norte-americano Pat Sabatiny, de 34.
Joanderson emplacou entre abril de 2022 e maio de 2024 uma impressionante sequência de cinco vitórias – todas elas por nocaute ou finalização. Entretanto, em setembro do ano passado, o francês William Gomis encerrou a série do brasileiro com uma vitória por decisão dividida.
Para se reabilitar no UFC, Joanderson treinou um período no México antes de seguir para os EUA.
Pat Sabatiny, por sua vez, vem de uma sequência irregular intercalando derrotas e vitórias no UFC. Na última aparição do atleta americano no octógono, em outubro de 2024, ele venceu Jonathan Pearce, por finalização, no primeiro round.
Judoca Dione Barbosa encara romena campeã mundial de kenpo
Oriunda do judô, a faixa-preta Dione Barbosa, de 32 anos, nasceu em Recife, mas hoje mora em Las Vegas. Ela também tem uma forte ligação com Belo Horizonte, onde treinou jiu-jitsu com Cristiano Titi e estreou no MMA profissional no Federação Fight, maior evento de Minas Gerais.
Dione Barbosa estreou no UFC em maio de 2024 no peso-mosca feminino com vitória sobre Ernesta Kareckaite. Contudo, na segunda luta, em julho, ela foi derrotada por Miranda Maverick. Neste sábado, ela vai encarar a romena Diana Belbita, que vem de duas derrotas seguidas. A adversária da brasileira é especialista em kempo, arte marcial em que foi campeã mundial e europeia.
Card Principal – A partir de 22h
- Peso-pena – Josh Emmett (66,2 Kg) x Lerone Murphy (66 Kg)
- Peso-pena – Pat Sabatini (66 Kg) x Joanderson Brito (66,2 Kg)
- Peso-galo – Cortavious Romius (63,2 Kg)* x Chang Ho Lee (61,6 Kg)
- Peso-médio – Brad Tavares (84,1 Kg) x Gerald Meerschaert (83,9 Kg)
- Peso-mosca – Ode Osbourne (56,9 Kg) x Luis Gurule (56,7 Kg)
- Peso-médio – Torrez Finney (84,3 Kg) x Robert Valentin (84,1 Kg)
Card Preliminar – A partir de 19h
- Peso-mosca – Diana Belbita (56,9 Kg) x Dione Barbosa (57,1 Kg)
- Peso meio-médio – Rhys McKee (77,5 Kg) x Daniel Frunza (77,3 Kg)
- Peso-palha – Loma Lookboonmee (52,1 Kg) x Istela Nunes (52,1 Kg)
- Peso-galo – Victor Henry (61,4 Kg) x Pedro Falcão (61,6 Kg)
- Peso-pesado – Martin Buday (120,6 Kg) x Uran Satybaldiev (100,9 Kg)
- Peso-palha – Vanessa Demopoulos (52,6 Kg) x Talita Alencar (52,1 Kg)
*Cortavious Romius ficou acima do limite da divisão peso-galo.