O jornalista canadense Ariel Helwani afirmou que o lutador brasileiro Alex Poatan recusou proposta do UFC para enfrentar o russo Magomed Ankalaev em revanche.
No dia 9 de março, Alex foi superado pelo atleta do Daguestão por decisão unânime dos juízes (49 a 46 e duplo 48 a 47), nos Estados Unidos, após cinco rounds, e perdeu o cinturão dos meio-pesados no UFC 313.
Após o confronto, ambos os lutadores afirmaram que queriam voltar a se enfrentar no octógono.
Em entrevista a Helwani, em março, Poatan apontou que agosto seria uma data para um novo confronto.
Porém, segundo Ariel, a liga procurou o brasileiro para perguntá-lo se o duelo poderia ser marcada para o final de junho, período em que é comemorada a Semana Internacional da Luta, e o esportista recusou.
“Eles não tem um evento principal para a Semana Internacional da Luta. O que eu ouvi foi que o que Ankalaev disse foi de fato verdade. Eles ligaram para Pereira e disseram “ei, queremos que você lute com Ankalaev”, disse no canal The Ariel Helwani Show.
O apresentador canadense defendeu Alex e destacou que o lutador “quebrou o galho” da organização em diferentes momentos nos últimos meses.
“Não é que ele não quer (Poatan), não está disponível. A linha do tempo não bate. Esse é o cara que você (UFC) vai questionar? O cara lutou três vezes em um intervalo de seis meses. Quatro vezes em um período de 11 meses. O plano era agosto, mas agora que teve um problema, eles disseram ‘vamos ver se ele está disponível em junho”, adicionou.
Na última semana, um tweet foi publicado na conta oficial de Poatan e afirmava que o brasileiro estava “decepcionado” com o UFC e que considerava até mesmo se aposentar. Posteriormente, o atleta disse que foi hackeado e que o post não foi feito por ele.
Porém, Helwani afirmou que não acredita na justificativa apresentada pelo atleta, mas defendeu que o Alex de fato deveria se sentir incomodado com o pedido da organização.
“Odeio dizer isso, mas acho que ele não foi hackeado. Eu acho que ele foi desrespeitado. Acho que ele tweetou isso ou disse para alguém publicar. Acho que ele deveria se sentir dessa forma (desrespeitado)”, finalizou.
Tweet na conta de Poatan
Na noite da última quinta-feira (7/5), a conta de Poatan no X (antigo Twitter) publicou um misterioso desabafo contra o UFC. O texto foi deletado da rede pouco tempo depois.
“Sempre atendi as ligações do UFC, mas se eles querem brincar comigo, podemos fazer isso. Nunca falei mal do UFC publicamente, mas o que acabei de ouvir me deixa totalmente decepcionado. Já tinha pensamentos de não lutar mais, e depois do que acabaram de me passar, isso talvez seja o começo”, dizia o texto.
Cinturão e defesas
Em novembro de 2023, Alex bateu Jiří Procházka, por nocaute técnico, no segundo round, pelo título vago dos meio-pesados.
Já em abril de 2024, defendeu o cinturão com um triunfo sobre o ex-campeão Jamahal Hill, por nocaute, no primeiro assalto.
Ainda em 2024, o brasileiro defendeu o título em mais duas vezes. Primeiro venceu Procházka, por nocaute técnico, no segundo round, numa revanche em junho. Na sequência, derrotou Khalil Rountree Jr., por nocaute técnico, no quarto round, em outubro.
Além dos meio-pesados, Poatan foi campeão dos médios entre 2022 e 2023.