UFC

UFC anuncia evento de jiu-jitsu com disputa de cinturão e reality show

Maior liga de MMA do mundo lança o UFC BJJ e espera se tornar a principal competição de arte suave

Diante do crescimento exponencial do jiu-jitsu em diversos países, o UFC – maior liga de MMA do mundo – anunciou nesta sexta-feira (6/6) uma nova competição dedicada integralmente à arte suave.

Batizado de UFC BJJ, o evento vai estrear no dia 25 de junho (quarta-feira), na Semana Internacional da Luta, celebrada em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Brasileiro vai disputar cinturão

O carioca Rerisson Gabriel, campeão do Pan-Americano da IBJJF no peso-pluma, em março deste ano, está confirmado como uma das estrelas do evento. Ele vai disputar, inclusive, o cinturão peso-galo do UFC BJJ.

O adversário de Rerisson Gabriel será o norte-americano Mikey Musumeci, que é tetracampeão mundial de jiu-jitsu (2017, 2018, 2019 e 2021), além de campeão mundial No-Gi (2016), campeão Pan-Americano (2016) e bicampeão europeu (2017 e 2020).

Reality show de jiu-jitsu do UFC

Além do evento dedicado ao esporte, o UFC vai estrear um reality show para revelar novos talentos do jiu-jitsu de forma similar ao tradicional programa The Ultimate Fighter (TUF).

Rerisson Gabriel e Mikey Musumeci serão os treinadores do programa que será transmitido no YouTube. A estreia da atração será no dia 16 de junho (segunda-feira), às 13h (horário de Brasília).

Ao todo, o reality show de jiu-jitsu do UFC terá oito episódios.

Os atletas participantes do programa serão das categorias leve e meio-médio.

Principal organização de jiu-jitsu do mundo?

Assim como dominou o mercado do MMA, o UFC chega ao jiu-jitsu de forma ambiciosa, com o objetivo de se tornar a maior competição da modalidade no mundo.

“Estou muito empolgada para que as pessoas vejam o que estamos preparando com o UFC BJJ. Acredito que nosso conjunto de regras, nossos atletas e nosso poder de promoção farão do UFC BJJ a principal organização de jiu-jitsu do mundo”, afirmou Cláudia Gadelha, diretora sênior de estratégia e desenvolvimento de negócios de jiu-jitsu do UFC.

O icônico presidente do UFC, Dana White, relembrou que foi justamente a arte suave com a família Gracie o esporte que desenvolveu e fomentou o sucesso do MMA – especialmente com os títulos conquistados por Royce Gracie no início da década de 1990.

“É um dos verdadeiros pilares das artes marciais, e os atletas e a competição levam isso a outro nível. O reality show e os eventos ao vivo vão elevar o jiu-jitsu a um esporte de massa e eu não poderia estar mais empolgado”, disse.

Compartilhe