UFC

UFC: IAs apostam em Topuria; Charles do Bronx vai calar as máquinas?

Espanhol Ilia Topuria e brasileiro Charles do Bronx lutam pelo cinturão vago dos leves neste sábado (28/6), no UFC 317

Compartilhe
google-news-logo

Três modelos de inteligência artificial (IA) foram consultados pela reportagem de No Ataque sobre a luta pelo cinturão vago do UFC entre o espanhol Ilia Topuria e o brasileiro Charles do Bronx. Os atletas vão disputar o título peso-leve neste sábado (28/6), na T-Mobile Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos, no combate principal do UFC 317.

As IAs ChatGPT, Gemini e Grok foram unânimes quando solicitadas por um prognóstico do combate pelo cinturão. As máquinas responderam que Ilia Topuria vai se tornar o novo campeão dos leves na maior organização de MMA do mundo. Entretanto, elas deram versões diferentes para a forma como o espanhol vencerá o brasileiro.

Topuria x Charles do Bronx: veja a previsão de cada IA

ChatGPT

Para o ChatGPT, a luta principal do UFC 317 será definida pelos juízes após cinco rounds intensos. A IA prevê que o brasileiro vai chegar perto de conquistar mais uma finalização na carreira ainda no primeiro assalto. Contudo, Ilia Topuria escapará do jiu-jitsu afiado de Charles do Bronx e dominará os demais rounds com pressão intensa e maior volume de golpes no combate em pé.

“Topuria mantém pressão constante com volume de golpes e movimentação lateral eficiente. Ele cresce à medida que os rounds avançam, enquanto Charles, embora perigoso no início, tende a diminuir o ritmo quando pressionado e atingido com frequência”, escreveu o ChatGPT.

“Charles é agressivo, mas com exposição vai sofrer knockdown. Topuria é mais calculista. Ele golpeia forte, com aproveitamento alto, especialmente no contra-ataque, o que pode desgastar o brasileiro”, observou.

De acordo com a IA, Ilia Topuria vencerá por decisão unânime dos juízes (49 a 46).

Gemini

Diferentemente do prognóstico do ChatGPT, o Gemini aponta uma vitória mais rápida do espanhol. Conforme a IA, Ilia Topuria vai nocautear Charles do Bronx no terceiro round.

A inteligência artificial relembrou, inclusive, que Topuria venceu dois outros grandes nomes do UFC por nocaute quando lutava na divisão dos penas. Em fevereiro de 2024, o espanhol conquistou o cinturão da categoria até 66kg ao bater Alexander Volkanovski, no segundo round. Em outubro do mesmo ano, defendeu o título com sucesso ao derrotar Max Holloway, no terceiro assalto.

“Ilia Topuria é um lutador invicto com poder de nocaute impressionante, como demonstrado em suas vitórias sobre Alexander Volkanovski e Max Holloway. Ele possui um ímpeto muito grande e tem mostrado uma evolução constante em suas lutas”, iniciou o Gemini.

“Embora Charles do Bronx seja um ex-campeão com uma vasta experiência e um jogo de finalização perigoso, Topuria parece estar no auge de sua forma física e com uma confiança inabalável. Acredito que a pressão e a potência dos golpes de Topuria serão fatores determinantes, e ele conseguirá encontrar o momento certo para conectar um golpe decisivo no terceiro round”, concluiu.

Grok

O Grok, por sua vez, aposta em vitória de Topuria por nocaute técnico (TKO). A IA da empresa de Elon Musk acredita que o espanhol vencerá o brasileiro no segundo round.

“Embora Charles tenha a vantagem no jiu-jitsu e experiência na divisão, Topuria está em um momento de ascensão meteórica, com maior velocidade, potência e versatilidade na trocação”, considerou.

Apesar disso, o Grok exaltou o jiu-jitsu de Charles do Bronx e destacou que, se ele conseguir manter a luta no chão, conquistarão o cinturão dos leves novamente. Afinal, o brasileiro detém o recorde de finalizações na história do UFC (16).

“Se Charles conseguir levar a luta ao chão e evitar a trocação franca, sua chance de finalizar Topuria é significativa, especialmente considerando que Topuria nunca enfrentou um jiu-jitsu tão letal. Além disso, a experiência de Charles em lutas de cinco rounds pode pesar se a luta se estender. No entanto, a combinação de juventude, momento e poder de nocaute de Topuria inclina a balança a seu favor”, ressaltou.

Horário da luta de Charles do Bronx no UFC 317

O card principal do UFC 317 começa às 23h (horário de Brasília) de sábado (28/6). A previsão é que a luta entre Charles do Bronx e Ilia Topuria seja disputada por volta da 1h da manhã de domingo (29/6), já que a luta pelo cinturão peso-leve será a principal e última atração da noite.

Antes disso, o card preliminar tem início às 19h30 de sábado com transmissão exclusiva para o Brasil pelo serviço de streaming UFC Fight Pass.

Como chega Charles do Bronx para a luta no UFC 317

Aos 35 anos, o paulista Charles do Bronx Oliveira, natural de Guarujá, em São Paulo, chega ao UFC 317 com um cartel de 46 lutas, sendo 35 vitórias, 10 derrotas e uma luta sem resultado (no contest).

Atual número dois do ranking dos pesos-leves do UFC, o brasileiro busca fazer história e conquistar duas vezes o cinturão da categoria.

Reconhecido como o maior finalizador da história do UFC, com 20 vitórias por submissão, Charles aposta em sua experiência no chão para superar o poder de nocaute do rival.

Quem é Ilia Topuria, adversário de Charles do Bronx

O georgiano naturalizado espanhol Ilia Topuria, de 27 anos, foi campeão dos pesos-pena antes de abrir mão do título para subir de categoria.

Invicto no MMA profissional, Topuria tem um cartel impressionante com 16 vitórias, sendo seis por nocaute, oito por finalização e apenas duas por decisão do juízes. Ele agora busca entrar para o seleto grupo de lutadores que conquistaram cinturões em duas divisões diferentes no UFC.

Brasileiro campeão do UFC defende cinturão

Além de Charles Oliveira, o Brasil estará representado no co-main event do UFC 317 com o campeão peso-mosca Alexandre Pantoja. Natural do Rio de Janeiro, o lutador de 35 anos defende o título pela quarta vez, agora contra o neozelandês Kai Kara-France, ex-desafiante da divisão.

Alexandre Pantoja soma 29 vitórias e apenas cinco derrotas na carreira. O brasileiro campeão do UFC vem de uma sequência de performances dominantes no octógono. São sete vitórias consecutivas. Ele está invicto desde fevereiro de 2021, quando iniciou a série.

UFC 317

Card principal (a partir de 23h)

  • Ilia Topuria x Charles do Bronx – disputa de cinturão peso-leve (até 70,3 kg)
  • Alexandre Pantoja x Kai Kara-France – disputa de cinturão peso-mosca (até 56,7 kg)
  • Brandon Royval x Joshua Van – peso-mosca (até 56,7 kg)
  • Beneil Dariush x Renato Moicano – peso-leve (até 70,3 kg)
  • Payton Talbott x Felipe Lima – peso-galo (até 61,2 kg)

Card preliminar (a partir de 19h30)

  • Jack Hermansson x Gregory Rodrigues – peso-médio (até 83,9 kg)
  • Hyder Amil x Jose Miguel Delgado – peso-pena (até 65,8 kg)
  • Viviane Araújo x Tracy Cortez – peso-mosca feminino (até 56,7 kg)
  • Terrance McKinney x Viacheslav Borshchev – peso-leve (até 70,3 kg)
  • Sedriques Dumas x Jackson McVey – peso-médio (até 83,9 kg)
  • Jhonata Diniz x Alvin Hines – peso-pesado (acima de 93 kg)
  • Niko Price x Jacobe Smith – peso-meio-médio (até 77,1 kg)
Compartilhe
google-news-logo