UFC

UFC 317: Ilia Topuria nocauteia Charles do Bronx e conquista cinturão peso-leve

Ilia Topuria nocauteou Charles do Bronx ainda no primeiro round e conquistou o cinturão vago dos pesos-leves

Compartilhe
google-news-logo

Ilia Topuria segue invicto e entra para a seleta lista de lutadores que conquistaram dois cinturões do UFC em categorias distintas. Na luta principal do UFC 317, na madrugada deste domingo (29/6), na T-Mobile Arena, em Las Vegas, o espanhol nocauteou o brasileiro Charles do Bronx ainda no primeiro round e conquistou o cinturão dos pesos-leves (até 70,3kg).

O título dos leves estava vago porque o russo Islam Makhachev – melhor atleta peso por peso do UFC – subiu neste ano para a categoria dos meio-médios.

A luta

O combate começou movimentado, com os dois atletas adotando posturas agressivas. Topuria buscou os primeiros ataques com combinações de socos, enquanto Charles respondeu com chutes e tentativas de aproximação. O brasileiro tentou levar o duelo para o chão, chegou a derrubar o rival, mas acabou caindo por baixo e ficou em posição de guarda.

Mesmo com um corte no supercílio, Charles tentou ameaçar com uma finalização ao segurar a perna de Topuria, que conseguiu escapar e se levantou rapidamente, evitando prolongar o combate no solo – onde o brasileiro é especialista e detentor do recorde de finalizações na história do UFC. O árbitro chegou a pedir para Charles se levantar, reiniciando a luta em pé.

Os dois voltaram para a trocação franca até que Ilia Topuria encaixou um direto limpo e brutal seguido de um cruzado. O golpe apagou Charles do Bronx instantaneamente. Vitória por nocaute para o espanhol, que amplia o cartel invicto: 17 triunfos, sendo sete por nocaute, oito por finalização e dois por decisão dos juízes. O ex-campeão dos penas agora assume o topo da divisão até 70kg.

Aos 27 anos, Topuria se consolida como um dos principais nomes da nova geração do UFC. Já Charles do Bronx, aos 35, deixa escapar a chance de se tornar o primeiro brasileiro bicampeão da história dos pesos-leves. O paulista tem agora um cartel de 35 vitórias, 11 derrotas e uma luta sem resultado.

Compartilhe
google-news-logo