Um dos maiores nomes do jiu-jitsu de todos os tempos, Marcus “Buchecha”, de 35 anos, enfim foi anunciado como novo atleta do UFC. A estreia do peso-pesado já tem data marcada: dia 26 de julho, no UFC Abu Dhabi, contra o eslovaco Martin Buday. O lutador paulista leva ao octógono um currículo que poucos grapplers na história podem ostentar.
Formado por Rodrigo Cavaca e integrante da Checkmat, Buchecha acumulou recordes na IBJJF e no ADCC. São 13 títulos mundiais de kimono, incluindo conquistas no absoluto e no sem kimono que o colocaram no Hall da Fama do jiu-jítsu.
Desde 2020, migrou para o MMA, onde construiu um cartel respeitável no ONE Championship, com cinco vitórias e apenas uma derrota – todas as vitórias pela via rápida, mantendo a essência agressiva dos tatames.
O brasileiro começou no jiu-jitsu quase por acaso: influenciado pela irmã e incentivado pelo pai, que também se rendeu aos treinos.
Da faixa branca à preta, virou sinônimo de força, técnica refinada e mentalidade de campeão. Agora, no UFC, carrega consigo a missão de representar o jiu-jítsu no peso-pesado diante de rivais com estilos distintos, como o de Buday, conhecido pelo clinch e pela trocação curta.
Em mensagem aos fãs, Buchecha fez questão de lembrar a longa jornada até o maior palco do MMA mundial.
“Claro que foi uma longa jornada até aqui e isso não aconteceu do dia para noite, tive muitos obstáculos pelo caminho nessa caminhada e o que está no caminho, vira o caminho. Foi com esse pensamento que consegui superar todas as dificuldades e chegar até aqui hoje”, iniciou.
“Estou amarradão e preparado para mais esse desafio, gostaria de agradecer a todos de coração pelo suporte e pela torcida de sempre, agradecer a todos que sempre vibraram e vibram com minhas conquistas e podem ter certeza que eu estarei levando a bandeira do Jiu Jitsu comigo pra dentro do cage novamente!”, completou.