Fabrício Werdum deu sua versão sobre a confusão na luta de boxe entre Wanderlei Silva e Popó, na madrugada deste domingo (28/9), pelo card principal do Spaten Fight Night 2, em São Paulo.
O ex-campeão dos pesados do UFC entrou no ringue depois do combate vencido por Popó para defender Wanderlei. Segundo Werdum, a equipe de apoio do adversário começou a provocar e a partir para cima.
“Para vocês entenderem, acho que as imagens não mentem, foi uma reação nossa ao ataque deles. Eles começaram a gritar, vieram para cima, e a gente estava ali entre quatro. E chegou um momento em que eles tinham mais de 20 pessoas”.
Fabrício Werdum, lutador de MMA
Em certo momento, um integrante do time de Popó acertou um soco na nuca de Wanderlei, que já se encontrava exausto pelo desgaste do combate encerrado a 1 minuto e 34 segundos do quarto round.
Posteriormente, Wanderlei foi atingido no rosto e caiu desacordado. De acordo com Fabrício, o “Cachorro Louco” fraturou o nariz e precisou levar pontos nos olhos no hospital.
“Que bom que têm as imagens, a verdade é essa. E como é que eu não vou reagir ao ataque deles contra a minha família? O Wanderlei é meu amigo há mais de 25 anos. Como não vou reagir com tanta gente deles em cima do ringue?”.
Werdum virou assunto nas redes sociais por ter desferido vários golpes no membros da equipe de Popó. O gigante de 1,93m e mais de 100 kg entrou inicialmente com o objetivo de apaziguar a briga. Contudo, descontrolou-se e partiu para os socos.
Assista ao depoimento de Werdum
Fala, pessoal. Estou aqui no hospital com o Wanderlei depois dessa maldade que fizeram com ele. As imagens não mentem, né?! Todo mundo viu o que aconteceu.
Estávamos eu, o Dida e o Thor. Para quem não sabe, o Thor é o filho do Wanderlei. Quando entramos no ringue, havia acabado, o Wanderlei foi desclassificado, entraram não sei quantas pessoas do lado do Popó, acho que umas 20.
Para vocês entenderem, acho que as imagens não mentem, foi uma reação nossa ao ataque deles. Eles começaram a gritar, vieram para cima, e a gente estava ali entre quatro. E chegou um momento em que eles tinham mais de 20 pessoas.
A maldade desse cara, que eu nem sei quem é ainda, esse cara que deu um soco no Wanderlei. É muita maldade. Ele deu um soco na nuca do Wanderlei. Não sei se pegou muito bem, mas poderia ter feito uma coisa muito grave.
O Wanderlei tomou pontos nos olhos, quebrou o nariz do Wanderlei. Ele foi muito maldoso. O Wanderlei estava com as luvas, cansado da luta, e tudo começou com a equipe do Popó.
Que bom que têm as imagens, a verdade é essa. E como é que eu não vou reagir ao ataque deles contra a minha família? O Wanderlei é meu amigo há mais de 25 anos. Como não vou reagir com tanta gente deles em cima do ringue?
Óbvio que estou triste, é uma situação horrível, é uma briga. Um evento irado, bonito, o cuidado que a Spaten teve com tudo, foi impressionante, o tratamento e tudo. Acontecer esse negócio para o nosso esporte é horrível.
Mas não podia ficar parado esperando eles nos atacarem do jeito que já estão acostumados. Eles têm antecedentes, eles fazem o tumulto deles. Pelas imagens, todo mundo vai poder ver quem começou a briga, que foi a equipe do Popó.
O Wanderlei perdeu a luta, foi desclassificado, tudo bem, não dá nada. Mas no ataque deles, ao gente teve que reagir. Imagina se a gente se encolhe? Todo mundo viu. Eu, Wanderlei, o Thor e o Dida contra 20 deles.
Queria me desculpar por tudo que aconteceu. Foi horrível. Tive que sair (do hospital) para falar a vocês, porque ficamos tristes com a situação. Acho que todo mundo podia ter a leitura com as imagens que aparecem embaixo.
Spaten Fight Night 2
O Spaten Fight Night 2 ocorreu entre a noite desse sábado (27/9) e a madrugada deste domingo (28/9).
No confronto principal do card, Popó Freitas, de 50 anos, lenda do boxe brasileiro, mediu forças com Wanderlei Silva, de 49, multicampeão no Pride e nome importante do UFC.
O embate de boxe na casa de shows Arca, em São Paulo, terminou com 1 minuto e 34 segundos do quarto round. Veja o resumo:
- 1º round: o tetracampeão mundial de boxe, mais leve e técnico, ditou o ritmo desde o primeiro round, dominando o centro do ringue e conectando os melhores golpes em Wanderlei Silva, que estreava no boxe.
- 2º round: Popó manteve a superioridade e um de seus cruzados chegou a balançar o “Cachorro Louco”. Wanderlei, conhecido por sua agressividade no MMA, adotou uma postura mais contida, apostando nos contra-ataques.
- 3º round: a luta ganhou um tom mais agressivo. Wanderlei, mostrando dificuldades em se adaptar às regras do boxe, tentou golpes ilegais. A cada manobra proibida no boxe, o ex-lutador de MMA recebia uma punição da arbitragem.
- 4º round: o árbitro penalizou Wanderlei com a perda de um ponto por agressões no clinch. Em seguida, o “Cachorro Louco” desferiu duas cabeçadas em Popó. O árbitro, então, o desqualificou, interrompendo o combate a 1 minuto e 34 segundos e declarando a vitória do pugilista quatro vezes campeão mundial.
- Briga generalizada: o clima esquentou de vez após a decisão do árbitro. Logo após o fim da luta, houve uma pancadaria no ringue envolvendo as equipes dos dois lutadores, que ofuscou o resultado e precisou ser contida pela segurança.
Outros resultados do card principal
O Spaten Fight Night 2 também contou com outros importantes confrontos de boxe:
- Boxe feminino (peso leve – Título IBF): a brasileira medalhista olímpica Bia Ferreira defendeu com sucesso seu cinturão IBF contra Maira Moneo.
- Boxe masculino (peso super médio): o campeão olímpico Hebert Conceição venceu o também medalhista olímpico Yamaguchi Falcão por decisão unânime, defendendo o cinturão brasileiro da categoria.