UFC

Além da ‘mão pesada’: mineiro Vitor Petrino revela trunfo para vencer no UFC Rio

Apesar da fama de nocauteador, 'Cabuloso' aposta na luta de chão para superar o americano Thomas Petersen no UFC Rio

Compartilhe
google-news-logo

Conhecido pela potência dos punhos, que já resultaram em sete vitórias por nocaute/nocaute técnico em sua trajetória no MMA, Vitor Petrino, o “Cabuloso”, construiu a reputação de um atleta perigosíssimo na luta em pé. No entanto, a principal arma para a vitória no UFC Rio, na noite de sábado (11/10), pode vir do chão. Em entrevista ao No Ataque, o lutador mineiro revelou que o jiu-jitsu é o foco para se tornar uma ameaça completa no peso-pesado.

A prova mais recente dessa nova faceta veio na estreia de Petrino na categoria até 120 kg do UFC. Em julho, ele finalizou o norte-americano Austen Lane com um mata-leão. A vitória não foi um acaso, mas o resultado de um trabalho focado na equipe CM System, em Curitiba. O time é comandado por Cristiano Marcello – ex-lutador do PRIDE e UFC, que integrou a lendária Chute Boxe ao lado de nomes como Anderson Silva, Maurício Shogun e Wanderlei Silva.

Para Vitor Petrino, que começou a carreira no MMA amador pelo Federação Fight, maior evento de Minas Gerais, hoje competir no mais alto nível no UFC exige uma adaptação constante, e ele abraçou a filosofia da “arte suave” para complementar o jogo agressivo em pé.

“Sim, com certeza. Estou numa academia que o carro-forte é o jiu-jitsu do Cristiano Marcelo. Sou um cara que busca evoluir cada vez mais em todas as minhas áreas no MMA. O maior evento do mundo te obriga a buscar cada vez mais evoluir o jogo. Estou em constante evolução, aprimorando cada vez mais meu jiu-jitsu e minha trocação. Você pode ver nas minhas lutas cada vez mais um cara completo”, ressaltou.

Essa habilidade aprimorada será posta à prova contra um adversário cujo estilo favorece exatamente o jogo de grappling. Ao analisar o oponente deste sábado, no UFC Rio, o americano Thomas Petersen, Petrino demonstrou inteligência estratégica e confiança na preparação com Cristiano Marcello.

“[Petersen] é um cara que busca a luta agarrada. Mesmo não progredindo tanto, ele tem um domínio muito bom. O intuito dele é realmente minar a energia do adversário”, analisou o mineiro. “Mas acho que eu estou muito bem condicionado, muito bem treinado e estou pronto para qualquer situação que vier a acontecer na luta”, completou.

Petrino mira ranking do UFC e cobra renovação

Com a confiança de um lutador completo, Vitor Petrino tem um objetivo claro no UFC: chegar o mais rápido possível ao ranking do peso-pesado. Para o ‘Cabuloso’, o caminho até o top 15 da divisão pode ser mais curto do que em outras categorias.

Na visão do lutador, a divisão até 120 kg é “rasa” e possui atletas ranqueados que já não vivem o melhor momento, o que abre espaço para uma renovação.

“Sou novo na categoria, mas já estou com uma experiência boa no MMA. São quase 10 lutas no UFC e a categoria dos pesos- pesados é uma muito rasa, né? São poucos atletas e tem muitos caras que estão no ranking que provêm de uma sequência enorme de derrotas. Apesar de serem caras duríssimos, acredito que já é o momento de dar oportunidade para essa galera que está chegando com vitória, querendo mostrar serviço, querendo lutar”, salientou.

“O ranking tem que ser um pouco mais rotativo, com mais lutadores que têm realmente aquela garra e querer lutar e querer subir com o objetivo de ser campeão. Então, os atletas que estão no ranking, mas não estão fazendo por onde estar ali, acho que já deu o tempo deles”, completou.

UFC Rio: onde assistir, card completo e horários

O UFC Rio será disputado neste sábado (11/10), na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro. O card preliminar tem início previsto para as 17h, enquanto o card principal começa às 20h. Todas as lutas do evento serão transmitidas ao vivo pelo serviço de streaming UFC Fight Pass.

Card Principal (20h)

  • Peso-leve: Charles do Bronxs (70,7 Kg) x Mateusz Gamrot (70,7 Kg)
  • Peso-galo: Deiveson Figueiredo (61,6 Kg) x Montel Jackson (61,6 Kg)
  • Peso meio-médio: Vicente Luque (77,1 Kg) x Joel Álvarez (77,5 Kg)
  • Peso-pesado: Jhonata Diniz (116,5 Kg) x Mario Pinto (115,6 Kg)
  • Peso-pena: Ricardo Ramos (66,2 Kg) x Kaan Ofli (66 Kg)

Card Preliminar (17h)

  • Peso-pena: Lucas Almeida (66 Kg) x Michael Aswell Jr. (66 Kg)
  • Peso-mosca: Jafel Filho (57,1 Kg) x Clayton Carpenter (57,1 Kg)
  • Peso-pesado: Vitor Petrino (113,4 Kg) x Thomas Petersen (114,8 Kg)
  • Peso-galo: Bia Mesquita (61,6 Kg) x Irina Alekseeva (61,4 Kg)
  • Peso-mosca: Lucas Rocha (57,1 Kg) x Stewart Nicoll (57,1 Kg)
  • Peso-palha: Julia Polastri (52,6 Kg) x Karolina Kowalkiewicz (52,6 Kg)
  • Peso-galo: Luan Lacerda (61,6 Kg) x Saimon Oliveira (65,3 Kg)*

*Saimon Oliveira não bateu o peso da categoria peso-galo.
**A luta entre Valter Walker e Mohammed Usman foi cancelada.

Compartilhe
google-news-logo