Tirem as crianças da sala! A frase, digna de um trailer de cinema, foi a forma como a Netflix anunciou o que parecia impensável: Anderson Silva, o Spider, considerado por muitos o maior lutador de MMA de todos os tempos, retornará para uma terceira luta contra seu maior algoz, o norte-americano Chris Weidman. Ambos foram campeões dos médios do UFC.
O combate, dessa vez, nas regras do boxe, será disputado no dia 14 de novembro (uma sexta-feira), em Miami, nos Estados Unidos. A luta será a segunda mais importante da noite do evento encabeçado por Jake Paul contra Gervonta ‘Tank’ Davis.
Essa será uma oportunidade para Anderson Silva exorcizar o fantasma que o assombra desde 28 de dezembro de 2013.
Rivalidade definida por tragédia
A história entre Anderson Silva e Chris Weidman é um dos capítulos mais dramáticos do UFC. O brasileiro era soberano no octógono. Com um reinado de 2.457 dias e 16 vitórias consecutivas no UFC, ele parecia invencível.
No entanto, em julho de 2013, no UFC 162, o mundo assistiu atônito quando Chris Weidman nocauteou um Spider excessivamente confiante, tomando o cinturão dos médios e encerrando uma das eras mais dominantes do MMA.
A revanche foi imediata e carregada de tensão. Em dezembro de 2013, no UFC 168, no segundo round, Anderson tentou um chute baixo. Weidman, com o bloqueio treinado à exaustão, levantou o joelho. O resultado foi uma imagem que chocou: Silva sofreu uma fratura na tíbia e fíbula. O grito de dor ecoou na arena, e a luta terminou da forma mais trágica possível, com mais uma vitória para o americano.
Agora, mais de uma década depois, o destino os reúne em um novo palco: o ringue de boxe.
Do octógono para o ringue
Aos 50 anos e membro do Hall da Fama do UFC, Anderson Silva encontrou no boxe uma nova paixão após sua saída do MMA em outubro de 2020. O brasileiro já demonstrou habilidade e surpreendeu ao vencer nomes como o ex-campeão mundial Julio César Chávez Jr.
Do outro lado, Chris Weidman, que também sofreu uma grave lesão na perna contra Uriah Hall – em abril de 2021 -, vê neste confronto uma chance de se firmar em uma nova modalidade após anunciar a aposentadoria do MMA em dezembro de 2024.
“Tenho uma boa notícia: vou voltar a lutar dia 14 de novembro, na Netflix. Fiquem ligados!”, declarou um sereno Anderson Silva nas redes sociais.