Cerca de 200 esgrimistas de todo país e até estrangeiros estão em Belo Horizonte para o Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte, que é individual, e o Campeonato Brasileiro Interclubes, por equipes. As competições serão disputadas no Jaraguá Country Club, ao lado do aeroporto da Pampulha.
As disputas vão de 29/10 (quarta-feira) até 2/11 (domingo), das 9h às 17h – exceto no último dia, quando a programação será toda pela manhã.
“Estão entre as competições mais importantes do calendário nacional da esgrima, com participação de atletas importantes, os principais nomes brasileiros. Também tem todas as modalidades, espada, florete e sabre, em provas individuais e por equipe”, ressaltou o presidente da Federação Mineira de Esgrima (FME), Evandro Paradela.
O dirigente ainda apontou que as disputas na capital mineira também servem para que muitos atletas iniciantes no esporte consigam ingressar nas competições profissionais.
Esgrimistas olímpicos
O esgrimista gaúcho Guilherme Toldo, que disputou três edições dos jogos Olímpicos (Londres 2012, Rio de Janeiro 2016 e Tóquio 2020) está entre os competidores. Ele mora e treina na Itália.
“É uma competição bem importante para o calendário, que marca o reinício de temporada na esgrima, que começa no mês de setembro. Ressalto também a importância do torneio para ajudar no desenvolvimento do esporte no Brasil”
Guilherme Toldo, atleta de esgrima
Além dele, são destaque a peruana María Luisa Doig, que disputou a Olímpiada de Pequim, em 2008, e Mariana Pistoia, vencedora dos Jogos Sul-Americanos de 2018, em Cochabamba, na Bolívia.