O lutador brasileiro de MMA Godofredo Pepey foi encontrado morto em uma unidade prisional da Flórida, nos Estados Unidos. Ele estava preso desde 30 de junho deste ano por violência doméstica. As circunstâncias da morte não foram informadas.
A família foi comunicada da morte de Pepey pelas autoridades norte-americanas, informou Gaudênio Santiago, advogado de Samara Mello, esposa de Pepey, em comunicado oficial postado em suas redes sociais.
O advogado afirmou que a esposa do lutador está abalada e cuidando de questões legais para a liberação do corpo. Segundo Santiago, apenas ela tem autorização para tratar dos trâmites oficiais.
Ele relatou ainda que Samara está sendo “atacada e constrangida nas redes sociais” após a morte do marido. Em julho, ela usou as redes sociais para relatar o caso de violência doméstica.
“Nas últimas horas eu recebi a informação que Pepey foi encontrado morto na unidade prisional onde se encontrava custodiado, no Estados Unidos. As autoridades americanas ainda não informaram oficialmente à imprensa, mas já comunicaram a família”, disse o advogado.
A morte de alguém sobre custódia é um fato grave. Para isso existem procedimentos que devem ser cumpridos pelas autoridades americanas e toda e qualquer notícia será divulgada por essas autoridades. Até lá, peço respeito à família, sua esposa Samara e evitem comentários maldosos e especulações, para que não se propague cada vez mais o sofrimento.
Gaudêncio Santiago, advogado
Pepey foi preso após acusação de violência doméstica
Pepey teria agredido e impedido que sua esposa usasse o telefone para chamar ajuda. No dia seguinte, entretanto, a polícia local foi acionada pelos vizinhos e levou o atleta cearense sob custódia.
O brasileiro foi acusado de sequestro com ferimento corporal e aterrorizar a vítima; agressão doméstica por estrangulamento; impedir ou dificultar comunicação com a polícia; e violência doméstica. A fiança do ex-lutador do UFC foi estabelecida em 120 mil dólares (R$ 651 mil, na época).
Samara Mello publicou uma foto com marcas no rosto e se rotulou como “sobrevivente de violência doméstica”. A publicação foi feita no Instagram da brasileira, que morava nos Estados Unidos com o atleta.
“Não podemos mais fingir que isso não existe. A violência doméstica vem em muitas formas: física, emocional, mental, sexual e financeira e nenhuma delas é aceitável”, escreveu Samara Mello.
A carreira de Pepey
Natural de Fortaleza, Godofredo disputou 22 lutas profissionais, somando 14 vitórias, sete derrotas e um ‘no contest’ (sem resultado).
Finalista da primeira edição do ‘TUF Brasil’, em 2012, Pepey chamou a atenção do UFC e, mesmo como vice-campeão do programa, assinou com a liga presidida por Dana White.
Ele disputou 11 lutas na organização, com cinco vitórias e seis derrotas. O cearense foi cortado da empresa seis anos depois, em 2018, após ser nocauteado por Mirsad Bektic.
Desde então, fez mais três lutas, a última delas em 2022.
Em 2024, ele se candidatou a vereador de Fortaleza em 2024, mas não se elegeu.