UFC

UFC: brasileira vai disputar cinturão contra bicampeã olímpica de judô

Amanda Nunes abandonou aposentadoria para enfrentar antiga companheira de treinos

Compartilhe
google-news-logo

A brasileira Amanda Nunes, considerada uma das melhores lutadoras de MMA de todos os tempos, já tem data marcada para voltar ao octógono do UFC.

Aos 37 anos, a baiana radicada nos Estados Unidos vai disputar o cinturão peso-galo feminino contra a campeã Kayla Harrison, de 35. A luta contra a norte-americana será disputada no dia 24 de janeiro de 2026, em Las Vegas, no UFC 324. O evento vai marcar a primeira transmissão do UFC no serviço de streaming Paramount +.

Kayla conquistou o cinturão em junho deste ano, quando derrotou a compatriota Julianna Peña, por finalização (kimura), no segundo round.

Oriunda do judô – modalidade em que se consagrou bicampeã olímpica -, Kayla tem 20 lutas de MMA na carreira, sendo 19 vitórias (seis por nocaute, oito por finalização e cinco por decisão dos juízes) e apenas uma derrota (por decisão).

As medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos foram conquistadas por Kayla Harrison em Londres 2012 e Rio 2016.

Kayla Harrison - (foto: Ed Mulholland/Zuffa LLC)
Kayla Harrison comemora a conquista do cinturão peso-galo no UFC 316(foto: Ed Mulholland/Zuffa LLC)

Retorno de Amanda Nunes

Amanda Nunes abandonou a aposentadoria desde o momento em que a luta entre Kayla Harrison e Julianna Peña foi anunciada.

A brasileira e a atual campeã chegaram a treinar juntas na ATT (American Top Team), na Flórida, no entanto, Amanda deixou a equipe para desenvolver seu próprio time.

As duas já garantiram que não existe rivalidade entre elas, apenas respeito mútuo, mas há muito tempo desejavam se enfrentar na maior liga de MMA do mundo como um tira-teima para descobrir quem é a melhor atleta.

A Leoa, como também é conhecida a brasileira, pertence ao Hall da Fama do UFC. Ela foi campeã peso-pena e campeã peso-galo por duas vezes.

Ao todo, foram 28 lutas disputadas, com 23 vitórias (13 por nocaute, quatro por finalização e seis por decisão dos juízes) e cinco derrotas.

A última vez que Amanda Nunes subiu no octógono foi em junho de 2023, no UFC 289, momento em que defendeu o título peso-galo ao bater a mexicana Irene Aldana, por decisão unânime. A brasileira anunciou a aposentadoria pouco depois e deixou o cinturão vago.

Amanda Nunes - (foto: Divulgação / redes sociais )
Lutadora brasileira vai voltar ao octógono (foto: Divulgação / redes sociais )

Veja as outras lutas anunciadas para o UFC 324

  • Justin Gaethje x Paddy Pimblett – Peso-leve (Disputa de cinturão interino)
  • Sean O’Malley x Song Yadong – Peso-galo
  • Waldo Cortes Acosta x Derrick Lewis – Peso-pesado
  • Arnold Allen x Jean Silva – Peso-pena
  • Alexa Grasso x Rose Namajunas – Peso-mosca
  • Umar Nurmagomedov x Deiveson Figueiredo – Peso-galo
  • Ateba Gautier x Andrey Puliaev – Peso-médio
Compartilhe
google-news-logo