O octógono mais famoso do mundo está prestes a falar “uai”. Natural de Pingo-d’Água, município da Região do Vale do Rio Doce, a lutadora Natália Silva ratificou nesta quinta-feira (8/1) o que especialistas já previam. Ela está a apenas um passo de disputar o cinturão peso-mosca feminino do UFC.
Em entrevista ao site oficial da organização, a atleta mineira, que hoje treina em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, mandou um recado às adversárias e aos fãs de MMA.
Natália Silva lutará no primeiro card do UFC em 2026 e vai encarar ninguém menos que Rose Namajunas – norte-americana que já consquistou o cinturão duas vezes (2017 e 2021) na categoria peso-palha.
O combate entre a mineira e a atleta estadunidense faz parte do card preliminar do UFC 324, que será disputado no dia 24 de janeiro (sábado), na T-Mobile Arena, em Las Vegas.
“Vou vencer a Rose e não poderão negar que eu sou a próxima. Me vejo pronta para ser campeã”, afirmou Natália Silva.
Com uma vitória diante de Rose Namajunas, a mineira pode ser a próxima desafiante da quirguiz-peruana Valentina Shevchenko, dona do cinturão peso-mosca feminino e líder do ranking peso-por-peso do UFC entre as mulheres.
O fenômeno de Minas Gerais
O nome de Natália Silva já integra a elite do MMA mundial. Atualmente na segunda posição do ranking da categoria e considerada a quarta melhor lutadora peso-por-peso, ela vem de uma sequência avassaladora com 13 vitórias consecutivas, sendo sete delas pelo UFC. Em 2025, inclusive, ela chocou o mundo ao dominar a ex-campeã Alexa Grasso em uma vitória por decisão unânime, no Canadá.
“A Alexa é uma excelente lutadora, eu já acompanhava a carreira dela antes mesmo de estar no UFC. Então, poder enfrentá-la e vencê-la da forma que foi só confirmou o que eu sentia por dentro. Eu estou pronta. Eu só preciso da oportunidade de disputar o título”.
Natália Silva, lutadora mineira do UFC
A trajetória de Natália é um roteiro de cinema. Ela começou nas artes marciais aos 16 anos, em um projeto social de Taekwondo em sua cidade natal. Ao migrar para o MMA, enfrentou o “batismo de fogo”: perdeu algumas de suas primeiras lutas por não dominar a luta de chão.
O jogo virou quando ela se mudou para treinar na Team Borracha, em Contagem. Lá, ela se tornou campeã do Jungle Fight em 2019. Após superar graves lesões que a deixaram três anos sem lutar, estreou no UFC em 2022.
UFC 324
- Data: 24 de janeiro de 2026
- Local: T-Mobile Arena, Las Vegas (EUA)
- Transmissão: Paramount+
Card Completo:
- Justin Gaethje vs. Paddy Pimblett – Peso-Leve (até 70,3 kg)
- Kayla Harrison vs. Amanda Nunes – Peso-Galo Feminino (até 61,2 kg)
- Sean O’Malley vs. Song Yadong – Peso-Galo (até 61,2 kg)
- Waldo Cortes-Acosta vs. Derrick Lewis – Peso-Pesado (até 120,2 kg)
- Arnold Allen vs. Jean Silva – Peso-Pena (até 65,7 kg)
- Michael Johnson vs. Alexander Hernandez – Peso-Leve (até 70,3 kg)
- Nikita Krylov vs. Modestas Bukauskas – Peso-Meio-Pesado (até 93 kg)
- Umar Nurmagomedov vs. Deiveson Figueiredo – Peso-Galo (até 61,2 kg)
- Ateba Gautier vs. Andrey Pulyaev – Peso-Médio (até 83,9 kg)
- Alex Perez vs. Charles Johnson – Peso-Mosca (até 56,7 kg)
- Natália Silva vs. Rose Namajunas – Peso-Mosca Feminino (até 56,7 kg)
- Josh Hokit vs. Denzel Freeman – Peso-Pesado (até 120,2 kg)
- Ricky Turcios vs. Cameron Smotherman – Peso-Galo (até 61,2 kg)