O que era para ser o início triunfal de uma nova era para o UFC transformou-se em frustração nesta quarta-feira (14/1). A tão esperada superluta entre a brasileira Amanda Nunes e a norte-americana Kayla Harrison, programada para o UFC 324, no dia 24 de janeiro, foi cancelada. O motivo? Uma lesão séria que levou a campeã dos galos diretamente para a mesa de cirurgia.
A notícia, antecipada pelo site The Eagle Tribune e confirmada por jornalistas como Ariel Helwani e Léo Walker Guimarães, revela que Kayla Harrison foi diagnosticada com hérnias de disco na região do pescoço. A gravidade do quadro não permitiu outra opção. A judoca passou por uma intervenção cirúrgica em Nova York na terça-feira (13/1).
O UFC 324 será o marco da transição da maior liga de MMA do mundo para o serviço de streaming Paramount+. O embate entre Amanda Nunes e Kayla Harrison era um dos mais aguardados do card. Dana White, presidente da organização, chegou a rotular o confronto como a “maior luta feminina de todos os tempos”.
Agora, a expectativa de ver Amanda Nunes tentando recuperar o trono contra a antiga parceira de treinos terá que esperar. A previsão inicial para a recuperação de Kayla é de, no mínimo, seis meses, o que empurra qualquer tentativa de remarcação para o segundo semestre de 2026.
O que acontece com Amanda Nunes?
Com a saída da campeã, uma interrogação paira sobre a T-Mobile Arena. Amanda Nunes, que saiu da aposentadoria exclusivamente para este desafio, fica momentaneamente sem adversária.
A mineira Norma Dumont, número três do ranking peso-galo feminino, já se manifestou nas redes sociais colocando-se à disposição para enfrentar a compatriota em apenas dez dias, sugerindo inclusive a criação de um cinturão interino. Até o momento, o UFC não confirmou se manterá Amanda no card ou se a retirará do evento para aguardar a recuperação total de Harrison.
“Já avisei o UFC que deixei o peso baixo, pois sabia que teria essa possibilidade de acontecer. Estou treinando, estou bem. Estou disponível para lutar daqui a dez dias, daqui a um mês, daqui a dois, três… Para mim está certo. O que o UFC decidir a gente vai fazer. Agora é só aguardar e, quem sabe, a gente tem [uma disputa] de interino contra a Amanda. Acho que vai ser incrível”, comentou Norma Dumont, em vídeo publicado nos stories do Instagram.
UFC 324
Por enquanto, o UFC 324 segue liderado pela disputa do cinturão interino dos leves entre Justin Gaethje e Paddy Pimblett.
Além da batalha pelo cinturão, o card na T-Mobile Arena terá alguns dos atletas brasileiros mais empolgantes da atualidade no UFC. O ex-campeão Deiveson Figueiredo terá uma pedreira contra Umar Nurmagomedov no peso-galo, enquanto a mineira Natália Silva e o carismático Jean Silva buscam se aproximar de uma disputa pelo cinturão em suas respectivas categorias.
No peso-mosca feminino, Natália Silva terá o maior teste da carreira contra a ex-campeã Rose Namajunas. No peso-pena, Jean Silva vai medir forças com o britânico Arnold Allen.
Ambos sabem que vitórias contundentes sobre adversários desse calibre os colocam na rota direta para disputar o cinturão em breve.
UFC 324
- Data: 24 de janeiro de 2026
- Local: T-Mobile Arena, Las Vegas (EUA)
- Transmissão: Paramount+
Card Completo:
- Justin Gaethje vs. Paddy Pimblett – Peso-Leve (até 70,3 kg)
- Sean O’Malley vs. Song Yadong – Peso-Galo (até 61,2 kg)
- Waldo Cortes-Acosta vs. Derrick Lewis – Peso-Pesado (até 120,2 kg)
- Arnold Allen vs. Jean Silva – Peso-Pena (até 65,7 kg)
- Michael Johnson vs. Alexander Hernandez – Peso-Leve (até 70,3 kg)
- Nikita Krylov vs. Modestas Bukauskas – Peso-Meio-Pesado (até 93 kg)
- Umar Nurmagomedov vs. Deiveson Figueiredo – Peso-Galo (até 61,2 kg)
- Ateba Gautier vs. Andrey Pulyaev – Peso-Médio (até 83,9 kg)
- Alex Perez vs. Charles Johnson – Peso-Mosca (até 56,7 kg)
- Natália Silva vs. Rose Namajunas – Peso-Mosca Feminino (até 56,7 kg)
- Josh Hokit vs. Denzel Freeman – Peso-Pesado (até 120,2 kg)
- Ricky Turcios vs. Cameron Smotherman – Peso-Galo (até 61,2 kg)