Do Bairro Jardim Guanabara, na periferia do município de Rio Claro, a Paris, capital da França. Mais de nove mil quilômetros separam o local onde Jucielen Romeu cresceu, no interior paulista, da “Cidade Luz”, onde ela disputará a segunda Olimpíada da vida e terá a chance de se consolidar no cenário internacional do boxe.
A puglista brasileira de 28 anos chega aos Jogos no auge da carreira. No ano passado, ela alcançou a maior conquista da trajetória profissional: a medalha de ouro no Pan-Americano de Santiago, na categoria de até 57 quilos. Pouco antes, ao alcançar a semifinal da competição, a rio-clarense garantiu vaga em Paris 2024.
Tetracampeã nacional, Jucielen vai à França visando de entrar para a história do boxe brasileiro, que tem apenas duas mulheres no hall de medalhistas olímpicas – Beatriz Ferreira, em Tóquio 2020 (prata) e Adriana Araújo, em Londres 2012 (bronze).
A trajetória de Jucielen Romeu
Tudo começou há 18 anos. A pequena Jucielen, de 10 anos, foi apresentada ao boxe por meio de projeto social no Bairro Terra Nova, em Rio Claro, comandado pelo técnico Marcos Macedo e os filhos Breno e Leonardo. Rapidamente, a paulista se envolveu e não parou mais de praticar o esporte – antes, ela havia sido motivada pela família a praticar capoeira, mas não gostou.
Léo Macedo, um dos profissionais à frente do projeto, viria a se tornar treinador da pugilista na Seleção Brasileira de boxe. Juntos até hoje, os dois formam parceria vitoriosa que já garantiu vários títulos.
Em 2018, Jucielen conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro pela primeira vez, na categoria até 57 quilos. Nos anos seguintes, vieram mais três conquistas – em 2020, 2022 e 2023. Consolidada no cenário nacional, Romeu também cresceu no cenário continental: faturou o ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2022 e nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago – após ficar com a prata na edição de 2019, em Lima. Ao lado de Bia Ferreira, Carol Almeida e Bárbara Santos, a paulista tornou-se a primeira mulher brasileira a terminar em primeiro lugar no torneio de boxe do pan.
Jucielen em Tóquio 2020
Em Paris 2024, Jucielen Romeu quer escrever história diferente de Tóquio 2020. Na primeira Olimpíada da carreira, ela foi eliminada na luta de estreia, pelas oitavas de final, em disputa acirrada com a britânica Kariss Arstingston.
Para garantir uma medalha na França, a pugilista terá que chegar, no mínimo, à semifinal. Não há disputa de terceiro lugar no boxe, assim, os dois derrotados da semi faturam o bronze.
Quem é Jucielen Romeu?
- Nome: Jucielen Cerqueira Romeu
- Modalidade: Boxe feminino (categoria até 57 kg)
- Data de nascimento: 13 de abril de 1996 (28 anos)
- Local de nascimento: Rio Claro-SP
- Olimpíadas anteriores: Tóquio 2020 (disputada em 2021)
- Principais conquistas: Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (2023), ouro no Campeonato Brasileiro (2018,2020, 2022 e 2023), prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima (2019)