Rafael Macedo perdeu para o francês Maxime-Gael Ngayap Hambou nesta quarta-feira (31/7) e ficou sem medalha na categoria até 90kg do judô na Olimpíada de Paris. O brasileiro fez uma luta agressiva, mas recebeu três punições e acabou sem um lugar no pódio após 3min55 de combate.
Rafael Macedo foi desclassificado da luta contra o francês Maxime-Gael Ngayap Hambou. Quando a luta foi decidida, ambos estavam com duas punições.
Após uma disputa no chão, a arbitragem assinalou mais uma para o brasileiro, decretando a vitória do atleta da casa.
Rafael Macedo ainda brigará por medalha na equipe mista do Brasil em Paris. A competição será neste sábado (3/8) a partir das 5h (de Brasília).
Campanha de Rafael Macedo em Paris 2024
Antes da disputa pelo bronze, Rafael venceu com tranquilidade o o sul-coreano Juyeop Han na repescagem, carimbando a vaga para a disputa de sua primeira medalha olímpica. O brasileiro conseguiu um waza-ari e um ippon no tempo regulamentar da luta.
De quebra, o brasileiro eliminou um adversário pior colocado no ranking mundial. Juyeop Han é o 24º, enquanto Rafael é 11º.
Rafael Macedo foi para a repescagem após derrota para o espanhol Tristani Mosakhlishvili, bronze no último Mundial.
O brasileiro sofreu um waza-ari no contragolpe faltando cerca de um minuto para o fim da luta e acabou derrotado.
Antes, o brasileiro venceu o romeno Alex Cret com uma chave de braço no golden score. Rafael teve um início de luta complicado, mas evitou os golpes do romeno e levou para o golden score Ele, porém, conseguiu encaixar uma chave de braço e avançou para as quartas.
Na estreia, Macedo venceu o holandês Noel vant End, no golden score. Vant End tentou evitar um golpe do brasileiro, acabou mergulhando de cabeça, recebeu o terceiro shidô e se despediu da competição.