Um dos principais boxeadores da história do Brasil, Acelino Freitas, o Popó, soma quatro mundiais e uma prata no Pan-Americano de Mar del Plata, na Argentina, em 1995. Mesmo com uma carreira tão vitoriosa, há um título que ele não conquistou: o dos Jogos Olímpicos – competição que ele nunca participou.
A explicação para isso consta no próprio site do boxeador. Em 1996, no ano seguinte ao título do Pan-Americano, ele estava cotado para participar da Olimpíada de Atlanta, mas escolheu não ir aos Estados Unidos.
“Promessa brasileira para a Olimpíada de Atlanta, em 1996, Popó escolheu não disputar os Jogos Olímpicos por falta de estrutura, dificuldades financeiras e para migrar sua carreira ao boxe profissional, em busca de mais oportunidades.”
Trecho retirado do site popo.com.br
Carreira vitoriosa mesmo sem Jogos Olímpicos
A ausência de medalha olímpica não impediu que a carreira de Popó fosse uma das mais vitoriosas da história do boxe nacional. O boxeador conquistou o título mundial em quatro oportunidades: 1999, 2002, 2004 e 2006.
De acordo com o próprio site, ele é detentor recorde de maior número de nocautes até a conquista de um título mundial: 21 lutas e 21 vitórias. Em sua carreira profissional, Popó fez 43 lutas e saiu vitorioso em 41 delas, sendo 34 por nocaute.