Mais uma medalha no judô para o Brasil em Paris 2024! Neste sábado (3/8), a equipe mista conquistou o bronze ao vencer a Itália. Representaram o país Rafaela Silva, Daniel Carginin, Ketley Quadros, Rafael Macedo, Leonardo Gonçalves, Bia Souza, Baby e Willian Lima. A modalidade segue sendo a que mais deu medalhas ao Brasil na história dos Jogos Olímpicos: 28. Veja, a seguir, os ganhos ao longo dos anos.
Tudo começou em Munique 1972. Naquele ano, Chiaki Ishii, judoca japonês naturalizado brasileiro ganhou a primeira medalha (bronze) olímpica do país. Ele competiu na categoria meio-pesado.
Em Los Angeles 1984, Douglas Vieira, Luís Onmura e Walter Carmona conquistaram a prata, o bronze e o bronze, nesta ordem. Eles disputaram as categorias meio-pesado, leve e médio, respectivamente.
Depois disso, o Brasil medalhou em todas as edições de Jogos Olímpicos. Apenas em Paris 2024, o país acumula quatro conquistas: ouro de Bia Souza, prata de Willian Lima, bronze de Larissa Pimenta e da equipe mista (a primeira na história). Igualou, portanto, a melhor campanha, realizada em Londres 2012.
Medalhas do Brasil no judô em Jogos Olímpicos
- Munique 1972: Chiaki Ishii (bronze na categoria meio-pesado)
- Los Angeles 1984: Douglas Vieira (prata na meio-pesado), Luís Onmura (bronze na leve) e Walter Carmona (bronze na médio)
- Seul 1988: Aurélio Miguel (ouro na meio-pesado)
- Barcelona 1992: Rogério Sampaio (ouro na meio-leve)
- Atlanta 1996: Henrique Guimarães (bronze na meio-leve) e Aurélio Miguel (bronze na meio-pesado)
- Sydney 2000: Tiago Camilo (prata na leve) e Carlos Honorato (prata na médio)
- Atenas 2004: Leandro Guilheiro (bronze na leve) e Flávio Canto (bronze na meio-médio)
- Pequim 2008: Leandro Guilheiro (bronze na leve), Ketleyn Quadros (bronze na leve) e Tiago Camilo (bronze na meio-médio)
- Londres 2012: Felipe Kitadai (bronze na ligeiro), Sarah Menezes (ouro na ligeiro), Mayra Aguiar (bronze na meio-pesado) e Rafael Silva (bronze na pesado)
- Rio 2016: Rafaela Silva (ouro na leve), Mayra Aguiar (bronze na meio-pesado) e Rafael Silva (bronze na pesado)
- Tóquio 2020: Daniel Cargnin (bronze na meio-leve) e Mayra Aguiar (bronze na meio-pesado)
- Paris 2024: Willian Lima (prata na meio-leve), Larissa Pimenta (bronze na meio-leve), Beatriz Souza (ouro na pesado) e equipe mista (bronze)