JOGOS OLÍMPICOS

Medalhas em lutas proporcionam surpresa nos Jogos Olímpicos de Paris

País asiático conquistou 13 medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris, sendo que apenas uma não foi em esportes de combate corporal
Foto do autor
Compartilhe

Se o Brasil é o país do futebol, o Uzbequistão pode ser chamado de país das lutas. Nos Jogos Olímpicos de Paris, os uzbeques conquistaram 13 medalhas, sendo que apenas uma delas não saiu das modalidades de combate corporal.

O desempenho deixou a nação de 35 milhões de habitantes no continente asiático na 13ª posição do quadro de medalhas da Olimpíada. Ao todo, foram oito ouros, duas pratas e três bronzes.

Antigo membro da União Soviética, o Uzbequistão participou de forma independente dos Jogos Olímpicos pela primeira vez em Atlanta 1996. Somadas as conquistas em Paris, o país tem 49 medalhas olímpicas (18 ouros, oito pratas e 23 bronzes).

Desempenho do Uzbequistão nos Jogos Olímpicos de Paris

O carro-chefe do Uzbequistão nos Jogos Olímpicos foi o boxe, modalidade que rendeu as medalhas de ouro para o país. Os responsáveis por isso foram: Hasanboy Dusmatov (51 kg masculino), Abdumalik Khalokov (57 kg masculino), Asadkhuja Muydinkhujaev (71 kg masculino), Lazizbek Mullojonov (92 kg masculino) e Bakhodir Jalolov (92 kg+ masculino).

O judô foi o segundo esporte em que o país teve mais sucesso, com três medalhas. Diyora Keldiyorova foi ouro na categoria até 52 kg, enquanto Muzaffarbek Turoboyev (até 100 kg masculino) e Alisher Yusupov (100 kg+ masculino) levaram o bronze.

Na luta livre foram duas medalhas: ouro com Razambek Zhamalov (74 kg masculino) e bronze com Gulomjon Abdullaev (57 kg masculino). A mesma quantidade foi conquistada no taekwondo: Ulugbek Rashitov, ouro na categoria masculina até 68 kg, e prata na categoria feminina acima dos 67 kg.

A única medalha que não saiu das lutas foi a de Akbar Djuraev, que competiu nos 102 kg masculino do levantamento de peso. O uzbeque ficou com a prata ao levantar 404 kg.

Uzbequistão nos Jogos Olímpicos: os esportes e as medalhas

  • Boxe: cinco ouros
  • Judô: um ouro e dois bronzes
  • Luta livre: um ouro e um bronze
  • Taekwondo: um ouro e uma prata
  • Levantamento de peso: uma prata
Compartilhe