JUDÔ

Medalhista em Paris 2024 relembra drama recente: ‘Ganhei quase 20kg’

Em entrevista ao No Ataque, o medalhista olímpico em Paris 2024 falou sobre os últimos meses e o drama enfrentado

Compartilhe
google-news-logo

Foram duas medalhas olímpicas em Paris 2024, só que os meses seguintes ficaram marcados por uma grave cirurgia. O judoca Willian Lima, que ficou com a prata na categoria até 66kg e o bronze por equipes, ficou mais de um ano parado devido à recuperação de uma lesão no ombro, mas voltou e conversou com o No Ataque, dando detalhes do drama enfrentado: “Ganhei quase 20kg”.

Logo após o segundo lugar na competição individual do judô nos Jogos Olímpicos do ano passado, Wilian Lima revelou que já estava lesionado havia um ano e meio. Até por isso, a cirurgia para corrigir a ruptura do tendão super espinhal no ombro esquerdo estava programada para dias depois do retorno ao Brasil.

Willian Lima comemora vitória no judô em Paris 2024 com os braços erguidos - (foto: Wander Roberto/COB)
Willian Lima comemora medalha no judô em Paris 2024(foto: Wander Roberto/COB)

O procedimento delicado fez com que Willian ficasse por mais de um ano sem competir. Porém, o retorno foi satisfatório: o judoca brilhou em Belo Horizonte, no início de novembro. Ele foi prata na categoria até 73kg no Troféu Brasil e ainda ficou com o ouro na disputa por equipes junto ao Pinheiros no Grand Prix Nacional.

“É um momento muito importante para mim. Com este retorno vem muitas incertezas após vir de uma lesão. Para mim, foi uma lesão muito difícil de lidar porque foi pré-Olimpíada, então o caminho até a Olimpíada já foi muito difícil. Mas sabia que era uma cirurgia que ia ter que fazer, independentemente de qualquer coisa. Só que agora, com o tendão 100% recuperado, eu me sinto muito mais forte, muito mais preparado para o próximo ciclo”, disse Willian Lima, ao No Ataque após o torneio em BH.

Nova categoria para Willian Lima? Não é bem assim

Medalhista olímpico na categoria até 66kg, Willian Lima disputou os torneios nacionais em Belo Horizonte com os atletas até 73kg. Porém, ele frisou que é algo de momento, até porque chegou a ganhar quase 20kg durante a recuperação da cirurgia. O objetivo do judoca é retornar ao peso que rendeu medalhas em Paris 2024.

“No momento que o meu peso tinha subido, quando operei, eles [atletas do Pinheiros] estiveram do meu lado. Foi muito importante para mim, porque vieram muitas inseguranças na cabeça, muitas incertezas se eu vou voltar igual, se eu vou continuar forte. E a gente vai passinho por passinho, degrau por degrau, até conseguir se consolidar novamente”, destacou Willian.

“E, por mais que eu tenha lutado 73kg aqui, eu vou voltar para 66kg. Eu ganhei quase 20kg, então eu cheguei a bater 86kg, mas a meta é realmente voltar para 66kg. Como o time precisa de alguém no 73kg, independentemente da categoria de cima, a gente se doa, sangra junto e luta por eles também”

Willian Lima, judoca do Pinheiros e da Seleção Brasileira

A principal competição de 2026 para Willian Lima será o Mundial de Judô. A competição ocorrerá em Baku, no Azerbaijão, entre 4 e 11 de outubro do próximo ano.

Compartilhe
google-news-logo