PARAPAN-AMERICANO

Parapan: mineira é esperança de medalha para o Brasil

Atual campeã mundial e líder do ranking de parataekwondo, belorizontina visa medalha inédita no primeiro parapan da carreira
Foto do autor
Compartilhe

Mineira de Belo Horizonte, Ana Carolina Moura é esperança de medalha para o taekwondo do Brasil no Parapan-Americano de Santiago, que começa nesta sexta-feira (17/11).

Estreante na competição, a atleta de 27 anos é a atual campeã mundial e está em segundo lugar no ranking do esporte paralímpico. Ela é representante da classa K44, na categoria até 65kg.

Carol tem formação congênita no braço direito e, antes de escolher o taekwondo, foi praticante de vários outros esportes, como futebol, natação, dança e ginástica rítmica.

Carol escolheu taekwondo após ser assaltada

O principal motivo da escolha do esporte pela belorizontina foi a autodefesa.

Carol decidiu começar a praticar o taekwondo após ser assaltada no Centro de Belo Horizonte e perder colar que a tia deu para todas as sobrinhas quando nasceram.

Ela já relatou que decidiu procurar lugares para praticar um arte marcial na mesma semana em que sofreu o assalto. Inicialmente, buscava pelo karatê – mas acabou entrando no taekwondo e, anos depois, tornou-se um dos maiores nomes do esporte paralímpico em todo o mundo.

Grupo de parataekwondo brasileiro tem muitos estreantes

Carol está entre as 13 brasileiras do esporte que vão estrear em Parapan-Americanos.

Os estreantes são maioria no grupo da Seleção Brasileira de parataekwondo, que conta com vinte nomes.

Quem são as outras mineiras do taekwondo no Parapan?

Carol não é a única mineira no grupo do parataewondo que vai a Santiago.

Além dela, Larissa Lopes e Miriam Pio representarão o estado brasileiro no Parapan-Americano.

Principais conquistas de Carol e objetivos para o Parapan

Além de atleta paralímpica, Carol faz faculdade de relações públicas.

No parataekwondo, a principal conquista dela foi a medalhe de ouro no Campeonato Mundial de Parataekwondo de Vera Cruz, no México, em setembro deste ano. Em 2021, ela já havia conseguido ficar no pódio da competição – ganhou o bronze.

Para o Parapan-americano de Santiago, Carol traça objetivos audaciosos: visa lutar por medalha inédita e pela classificação aos Jogos Paralímpicos de Paris’ 2024.

Quando começa o Parapan de Santiago?

Os jogos Parapan-Americanos de Santiago começarão oficialmente nesta sexta-feira (17/11), com a cerimônia de abertura.

As disputas do taekwondo se iniciam na próxima quinta-feira (23/11), a partir das 10h (horário de Brasília), e vão até o sábado (25/11).

Ficha técnica da atleta

  • Ana Carolina da Silva Moura
  • Nascimento: 27/11/1995, Belo Horizonte (MG)
  • Classe: K44
  • Categoria: até 65kg
  • Classificação Ranking Mundial: 2º
  • Principais conquistas: Ouro no Mundial do México em 2023; bronze na etapa da França do Grand Prix em 2023; ouro no Pan Am Series II no Brasil em 2023; ouro na etapa da Arábia Saudita no Grand Prix de 2022; Ouro na etapa da França do Grand Prix de 2022; bronze no Mundial da Turquia, em 2021
Compartilhe