O América amargou a sétima derrota em 11 partidas no Campeonato Brasileiro ao perder de virada para o Grêmio, por 3 a 1, nesta quinta-feira (22/6). O Coelho saiu na frente com Danilo Avelar, mas foi prejudicado pela expulsão do zagueiro Éder e viu o adversário dominar o restante da partida na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Bitello empatou ainda no primeiro tempo, Villasanti virou na segunda etapa e Suárez deu números finais ao confronto.
O resultado negativo fora de casa mantém o América-MG na zona de rebaixamento, na 18ª colocação, com oito pontos. Já o Grêmio deu salto na tabela e subiu para o G4. Com 20 pontos, o tricolor agora ocupa a terceira posição.
O Grêmio soube aproveitar a vantagem em número de jogadores e pressionou de forma intensa, com 72% de posse de bola e 22 finalizações. Por outro lado, o América-MG lidou com dificuldades em razão do cartão vermelho e não segurou o rival.
O próximo compromisso do América-MG será contra o Internacional, domingo (25/6), às 18h30, no Independência, pela 12ª rodada do Brasileiro. Já o Grêmio encara o Coritiba, no mesmo dia, às 16h, na Arena do Grêmio.
América-MG sai na frente
O América-MG apostou na marcação alta na saída de bola do Grêmio e conseguiu criar boas chances logo no início. A equipe levou perigo à meta do goleiro Brenno, que defendeu duas tentativas e viu Aloísio chutar na trave.
Depois dos sustos, o tricolor tomou as rédeas e controlou a posse de bola. O time trocou bons passes no meio-campo e investiu em jogadas pelo lado direito. Os gaúchos se mantiveram no campo de ataque para pressionar ao máximo.
Com mais volume, o Grêmio era superior em campo. No entanto, quem saiu na frente foi o América-MG, que contou com chance na bola parada. Em cobrança de escanteio, Martínez cruzou para a área e Danilo Avelar cabeceou livre para o fundo do gol: 1 a 0.
Atrás no placar, o Grêmio continuou com a mesma postura, mas encontrou uma barreira porque o América-MG baixou as linhas e reforçou a marcação. O alviverde se posicionou no campo de defesa para impedir o empate.
Expulsão de Éder muda cenário
Um lance displicente de Éder colocou tudo a perder para o América-MG. No meio-campo, o zagueiro já amarelado cometeu falta em Cristaldo. Inicialmente, a árbitra Edina Alves se confundiu e advertiu o volante Lucas Kal. Porém, ao ser avisada pelo VAR, voltou atrás e expulsou o defensor.
Com um jogador a mais, o Grêmio conseguiu mais espaço e, pela direita, tinha o corredor livre. Bitello recebeu de Suárez e chegou na linha de fundo para bater cruzado. Matheus Cavichioli se esticou para interceptar, mas cometeu falha e a bola passou por baixo de seu braço: 1 a 1.
Nos minutos finais, o Grêmio não estava satisfeito com o placar e continuou pressionando, mas não obteve sucesso. Já o Coelho sentiu falta de Éder na zaga e teve que reagir rápido para travar as tentativas tricolores.
Virada do Grêmio
Para suprir a baixa de Éder, Mancini voltou do intervalo com mudanças na formação do América-MG. Ele abriu mão do atacante Everaldo e escolheu o zagueiro Wanderson para compor a defesa. No ataque, optou por Renato Marques no lugar de Aloísio.
Com um a menos e na intenção de segurar o empate, o Coelho se fechou para evitar os avanços do Grêmio, que tinha mais espaços para tentar chegar com perigo ao ataque e ‘tomou conta’ do jogo.
Em busca da virada pela esquerda, O Tricolor ampliou com Villasanti, de cabeça, após lançamento de Reinaldo pela esquerda: 2 a 1.
O Grêmio continuou incisivo. Na meia-lua, Nathan recebeu a bola e lançou para Reinaldo, enquanto Suárez avançou sozinho e passou livre entre a zaga americana. O lateral devolveu para o uruguaio, que bateu de primeira e fez 3 a 1.
Sem forças para reagir, o América-MG não teve boas chances para diminuir. Por sua vez, o Grêmio permaneceu na dianteira e fez pressão até o fim, sem abaixar o ritmo. A vitória deixou o tricolor no G4, enquanto o alviverde vive momento crítico, ainda no Z4.
GRÊMIO 3 X 1 AMÉRICA-MG
Grêmio
Brenno; João Pedro (Natã aos 36 do 2T), Bruno Alves, Gustavo Martins e Reinaldo; Villasanti, Cristaldo (Nathan Fernandes aos 36 do 2T) e Mila (Vina no intervalo); Cuiabano (Nathan no intervalo), Bitello e Suárez (André aos 36 do 2T
Técnico: Renato Gaúcho
América-MG
Cavichioli; Marcinho (Mateus Henrique aos 24 do 2T), Maidana, Éder e Danilo Avelar (Marlon aos 24 do 2T); Lucas Kal, Breno (Alê aos 24 do 2T), Juninho e Martínez; Everaldo (Wanderson no intervalo) e Aloísio (Renato Marques no intervalo)
Técnico: Vagner Mancini
Motivo: 11ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Gols: Danilo Avelar aos 24 do 1T, Bitello aos 39 do 1T, Villasanti aos 15 do 2T, Suárez aos 23 do 2T
Árbitro: Edina Alves Batista (FIFA-SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (FIFA-SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA-DF)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (FIFA-RJ)
Cartões vermelhos: Éder
Público: 15.864
Renda: R$ 763.842,00