A diretoria do Atlético-MG não considera mais Eduardo Coudet como o treinador da equipe. O clube entendeu a despedida do técnico ao elenco, após o empate por 1 a 1 com o Bragantino, nesse sábado (10/6), no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, como um pedido de demissão.
O clube entende que a decisão de romper o contrato, válido até dezembro de 2024, partiu do argentino e, a princípio, não pretende negociar o valor da multa rescisória.
O Atlético-MG pode procurar a Justiça em caso resistência ao pagamento da multa. O valor está em torno de R$ 20 milhões. A informação da saída de Coudet foi publicada inicialmente pela Itatiaia e confirmada por No Ataque, neste domingo (11/6).
Despedida de Coudet do Atlético-MG
De acordo com o Atlético, o técnico Eduardo Coudet deixou claro a intenção de não continuar na Cidade do Galo. Após o empate com o Bragantino, ele se despediu dos jogadores no vestiário e disse que estava embarcando para a Argentina. A cena pegou todos de surpresa, com cerca de 60 pessoas presentes no local.
Uma fonte consultada pela reportagem de No Ataque afirmou que o treinador cumprimentou os atletas e disse verbalmente que não queria continuar à frente do comando técnico do Galo. Apesar disso, ele não deu nenhum comunicado oficial à diretoria de que pedirá a rescisão contratual. O clube não espera o retorno dele a Belo Horizonte e deve oficializar a saída neste domingo.
No vestiário, o argentino indicou descontentamento com a direção do Atlético-MG, que deve anunciar nos próximos dias as vendas do zagueiro Nathan para o Pumas, do México, e do volante Allan para o Flamengo. Coudet disse que o combinado era reforçar o elenco, não enfraquecê-lo.
Nesse momento, o diretor de futebol, Rodrigo Caetano, defendeu o elenco de jogadores e disse que, mesmo com possíveis saídas, o Galo ainda pode brigar por títulos no ano. O ambiente ficou pesado e o clima, pouco amistoso.
Outra fonte consultada disse que o treinador pode ter agido de cabeça quente. O comandante embarcou para a Argentina, porque o Atlético-MG só volta a campo no dia 21 de junho.
Valor da multa de Coudet
Caso queira mesmo deixar o Atlético-MG, o técnico Eduardo Coudet pode pagar uma multa milionária. Ela é proporcional ao período de trabalho – chegou a ser de R$ 26 milhões em abril deste ano. Um acordo não está descartado, tendo em vista o desgaste dessas cenas do argentino.
Em abril, o treinador ficou perto de deixar o comando técnico do time. Ele detonou a direção do clube em entrevista coletiva.
“Tínhamos 18 jogadores. Então qual era o objetivo real? Vi aí um investidor dizendo que eu sabia da situação. Mentira! É mentira! Esta não é a situação que me prometeram. Não é a situação real”, disse Coudet, visivelmente irritado após a derrota para o Libertad, no dia seis de abril, pela Copa Libertadores.
Posteriormente, o argentino acabou se desculpando com a direção e com o grupo de jogadores.