CAMPEONATO BRASILEIRO

O que mudou em Cruzeiro e Fluminense desde o último jogo entre as equipes?

Cruzeiro e Fluminense se enfrentam nesta quarta-feira , no Mineirão, em BH, pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

Cruzeiro e Fluminense se enfrentam nesta quarta-feira (10/5), às 21h30, no Mineirão, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de terem duelado há menos de um ano, nas oitavas de final da última Copa do Brasil, Raposa e Tricolor fizeram bastante modificações em seus elencos para esta temporada.

As mudanças no time celeste passam por quase todos os setores do campo. Apenas três dos 11 titulares no jogo de volta do torneio mata-mata, em julho do ano passado, devem iniciar a partida pelo Brasileirão.

O que mudou no Cruzeiro?

Os únicos remanescentes do Cruzeiro são o goleiro Rafael Cabral, o zagueiro Lucas Oliveira e o volante Filipe Machado. Ao contrário dos dois primeiros, que seguem como referências em suas posições, o meio-campista hoje é reserva, mas deve ganhar uma chance como titular devido à suspensão de Ramiro.

Nesse último encontro, o Fluminense goleou a Raposa por 3 a 0 no Mineirão e se classificou às quartas de final da Copa do Brasil. Jhon Arias, Germán Cano e Nathan marcaram os gols do confronto.

O Cruzeiro entrou em campo na partida com Rafael Cabral; Leo Pais, Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Matheus Bidu; Willian Oliveira, Filipe Machado e Adriano; Vitor Leque, Luvannor e Edu. 

Fora os três jogadores citados, nenhum outro permanece na equipe. O técnico Paulo Pezzolano, que estava à frente do Cruzeiro na época, também deixou o clube. Ele pediu demissão após a eliminação estrelada nas semifinais do Campeonato Mineiro.

Seu substituto no cargo, Pepa terá nove dos onze titulares do time disponíveis para o jogo desta quarta-feira. Ficam de fora Machado, suspenso, e Rafael Bilu, que se lesionou contra o Santos.

O treinador português deve escalar o Cruzeiro com: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard, Machado e Mateus Vital; Nikão (Wesley), Bruno Rodrigues e Gilberto.

Nikão, que iniciou em diversas partidas, pode voltar a assumir a vaga deixada por Bilu. Autor dos gols da vitória sobre o Peixe, Wesley também é opção para Pepa.

O que mudou no Fluminense?

Bastante consistente, o Fluminense tem sido um dos times mais competitivos do Brasil nos últimos meses. O técnico Fernando Diniz acaba de ganhar o Campeonato Carioca e vive o auge de sua carreira no comando do Tricolor.

Apesar de manter ainda a mesma base do time que iniciou o trabalho em 2022, Diniz ganhou alguns reforços para esta temporada. O principal deles é o lateral-esquerdo Marcelo, multicampeão com o Real Madrid.

No 3 a 0, o técnico escalou o Flu com: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato e Paulo Henrique Ganso; Matheus Martins, Jhon Arias e Germán Cano.

No confronto desta semana, os cariocas devem começar o jogo com Fábio; Guga, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Alexsander, Lima, Ganso e Arias; Cano.

O atacante Keno, com lesão na coxa esquerda, precisará de algumas semanas para se recuperar e é desfalque certo contra o Cruzeiro. Já o lateral-direito Samuel Xavier, que lida com dores musculares, deve dar lugar a Guga nos 11 iniciais.

Resultados dos últimos jogos entre Cruzeiro e Fluminense:

  • Fluminense 1 x 1 Cruzeiro, no Maracanã – 15 de maio de 2019 (Copa do Brasil)
  • Fluminense 4 x 1 Cruzeiro, no Maracanã – 18 de maio de 2019 (Brasileirão)
  • Cruzeiro 2 x 2 Fluminense, no Mineirão – 5 de junho de 2019 (Copa do Brasil)
  • Cruzeiro 0 x 0 Fluminense, no Mineirão – 9 de outubro de 2019 (Brasileirão)
  • Fluminense 2 x 1 Cruzeiro, no Maracanã – 23 de junho de 2022 (Copa do Brasil)
  • Cruzeiro 0 x 3 Fluminense, no Mineirão – 12 de julho de 2022 (Copa do Brasil)
Compartilhe