Futebol Mineiro

Uberaba desiste de disputar a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2023

Clube, com mais 100 anos de história, passa por problemas financeiros e é alvo de várias ações e bloqueios judiciais
Foto do autor
Compartilhe

O Comitê Gestor do Uberaba Sport Club (USC) anunciou nesse final de semana que o time não vai disputar a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro deste ano. Por meio de nota, o clube destacou que tem obrigações pela busca do equilíbrio econômico-financeiro por causa de dívidas e várias ações e bloqueios judiciais.

“Destacamos que o acúmulo de ações judiciais ao longo dos anos e a impossibilidade do clube em arcar com as vultuosas dívidas somadas às custas fixas e aos constantes bloqueios judiciais de verbas de patrocínio e arrecadação da bilheteria, tornam inviável a participação do clube neste certame”, diz um dos trechos da nota do USC, divulgada por meio de suas redes sociais na última sexta-feira (26/5).

O Colorado, fundado em 1917, tricampeão da Taça Minas Gerais e que já chegou a disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro nos anos 80, também destacou que a decisão causou imensa frustração e tristeza. “(…) assim como todos os torcedores, porém as obrigações que levam a necessária busca do equilíbrio econômico-financeiro do Uberaba Sport Club nos impedem do intento, uma vez que os reflexos herdados em dispêndios estão sendo gradativamente sanados dentro da realidade do clube.

Segundo informações da Federação Mineira de Futebol (FMF), o campeonato, previsto para ocorrer entre os dias 26 de agosto e 25 de novembro (final), deverá ser disputado com atletas sub-23.

Ainda conforme a FMF, a fase classificatória será disputada em quatro grupos, sendo três grupos com quatro clubes e um grupo com cinco clubes. Ele se enfrentarão em turno e returno dentro do próprio grupo. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final.

As fases mata-mata de quartas de final, semifinal e final serão disputadas em ida e volta.

A tabela de jogas deverá ser publicada pela FMF até o dia 25 de junho.

  • Grupo 1: América-TO, Valério, Juventus e Boston
  • Grupo 2: Nacional, Pirapora, Paracatu, Mamoré e Araxá
  • Grupo 3: Poços de Caldas, Atlético Três Corações, Villa Real (Juiz de Fora) e Guarani (Divinópolis)
  • Grupo 4: Coimbra, Contagem, Inter de Minas e Serranense

Confira a nota na íntegra:

“Em resultado da reunião que visou a definição de participação no Campeonato Mineiro da 2ª divisão/2023, o Comitê Gestor do Uberaba Sport Club comunica:

Sobre os princípios estatutários da boa gestão e da eficiência das ações e observando o considerável aumento anual do custo necessário para manter uma equipe profissional se compreende que a grande necessidade em equilibrar a parte orçamentária-financeira tem sido um grande desafio.

Outrossim destacamos que o acúmulo de ações judiciais ao longo dos anos e a impossibilidade do clube em arcar com as vultuosas dívidas somadas às custas fixas e aos constantes bloqueios judiciais de verbas de patrocínio e arrecadação da bilheteria, tornam inviável a participação do clube neste certame.

Declaramos nossa imensa frustração e tristeza, assim como todos os torcedores, porém as obrigações que levam a necessária busca do equilíbrio econômico-financeiro do Uberaba Sport Club nos impedem do intento, uma vez que os reflexos herdados em dispêndios estão sendo gradativamente sanados dentro da realidade do clube.

Ademais, cabe ainda ressaltar que, na hipotética participação e, no decorrer da competição não houver o cumprimento ao estabelecido pela Federação Mineira de Futebol, o ônus acarretado será muito maior que a decisão apresentada.

Ingressar em uma competição para mera disputa e cumprimento de tabela nunca fez parte das tradições do Uberaba Sport Club, e não compreende naquilo que nossos torcedores e associados esperam e merecem.

Portanto, este Comitê Gestor optou pela não participação no Campeonato Mineiro da 2ª divisão/2023.

Entendendo que esta tenha sido a decisão mais coerente e sensata, contamos com apoio e compreensão de todos, na expectativa de um breve retorno às atividades profissionais desta instituição centenária”.

Compartilhe