CLÁSSICO MINEIRO

Cruzeiro x Galo em Uberlândia teve sete gols, torcida única e briga em 2010

Raposa mandou o jogo do segundo turno do Brasileiro de 2010 contra o Atlético-MG no Parque do Sabiá, no Triângulo Mineiro
Foto do autor
Compartilhe

Em 24 de outubro de 2010, Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentaram no Parque do Sabiá, pela 31ª rodada do Brasileiro, e o Galo venceu o rival por 4 a 3, em jogo que ficou marcado pelos três gols do centroavante Obina. Esse foi o único duelo entre os times no Triângulo Mineiro até o jogo que será disputado neste sábado (3/6), pela nona rodada da Série A de 2023.

Na ocasião, os rivais se encontraram em momentos distintos no torneio nacional. O Atlético-MG estava na zona do rebaixamento, enquanto o Cruzeiro liderava o Campeonato Brasileiro. A vitória alvinegra tirou o Galo do Z4 e o time celeste do primeiro lugar. 

E vale destacar que esse clássico em Uberlândia contou apenas com torcedores da Raposa devido às determinações da época – 18.732 pessoas presenciaram o clássico. Um deles foi Vitor de Araújo, que na época tinha apenas dez anos. O estudante, nascido e criado em Uberlândia, voltará a presenciar um clássico após 13 anos, novamente “em casa”.

“É motivo de muito orgulho ter este clássico aqui. Sempre falo que a cidade de Uberlândia deveria se destacar mais em relação ao futebol. Embora tenha um estádio grande, por ter um time modesto, o esporte não recebe o mesmo olhar por aqui. Recebe poucos eventos. Até por isso, nós, que somos do interior, ficamos bem distantes de jogos como o clássico. Essa razão faz com que a vinda do Cruzeiro seja ainda mais especial”

Vitor de Araújo, estudante cruzeirense

Torcida ‘única’ e, mesmo assim, briga

Sem a possibilidade de atuar no Mineirão, por causa das reformas para a Copa do Mundo de 2014, Cruzeiro e Atlético-MG optaram por diversos palcos diferentes entre 2010 e 2013. Além disso, por um acordo entre os times devido aos estádios modestos, alguns jogos recebiam torcida única. Foi o caso de 2010.

No primeiro turno do Brasileiro, apenas atleticanos presenciaram a vitória da Raposa por 1 a 0. Já no returno, o Parque do Sabiá contou com 18.732 cruzeirenses. Mas essa torcida única ficou apenas na teoria, já que alguns torcedores do Atlético-MG se tornaram infiltrados, como relembrou Vitor de Araújo. Ele ainda destacou as brigas que existiram após algumas manifestações inesperadas nos gols alvinegros. 

“Após o Atlético-MG abrir 3 a 0, iniciaram brigas em meio à torcida. Foi uma sensação muito ruim. Alguns atleticanos começaram a surgir com a vantagem no placar, comemorando, e a Polícia tirou alguns destes caras que estavam infiltrados”, relembrou o torcedor do Cruzeiro.

Vitor sequer assistiu ao jogo no Parque do Sabiá até o apito final por causa da situação que se complicou nas arquibancadas após o quarto gol do Atlético-MG. A vantagem fez com que os cruzeirenses se irritassem ainda mais com os possíveis infiltrados.

“Depois do quarto gol, o clima ficou bem mais tenso. Conforme foi passando o jogo, o Atlético-MG ganhando de 4 a 1, a situação piorou. Com isso, os pais do meu amigo, com quem eu estava, resolveram ir embora, mesmo em meio ao segundo tempo. Assistimos aos dois gols do Thiago Ribeiro em casa. Deu esperança no fim, mas o Atlético acabou ganhando mesmo.”

Relembre detalhes do clássico de 2010

Dentro de campo, o Atlético-MG surpreendeu o forte time do Cruzeiro, que brigou pelo título da Série A de 2010 até a rodada final. O atacante Obina marcou três gols entre os minutos 6 e 30 da primeira etapa e, praticamente, definiu o clássico. 

Porém, antes do terceiro gol alvinegro, o destaque do Cruzeiro, Montillo, teve a chance de diminuir o placar, mas desperdiçou um pênalti. O argentino cobrou com uma cavadinha e errou o alvo, atrapalhando a possível recuperação da equipe treinada por Cuca, que viria a ser ídolo do Galo anos depois.

O lateral-esquerdo Gilberto até diminuiu para o Cruzeiro aos 36, mas o Atlético-MG estava determinado a vencer no Parque do Sabiá.

O time que era comandado por Dorival Júnior ampliou com o zagueiro Réver, que faz parte do elenco alvinegro atualmente, e abriu 4 a 1 no placar. 

O atacante do Cruzeiro, Thiago Ribeiro, que viria a jogar no Atlético-MG posteriormente, marcou dois gols nos minutos 31 e 33, mas não evitou a vitória alvinegra por 4 a 3 em Uberlândia.

Ficha técnica de Cruzeiro 3 x 4 Atlético-MG em 24 de outubro de 2010

Cruzeiro
Fábio; Jonathan (Pablo), Cláudio Caçapa, Edcarlos e Diego Renan (Gilberto); Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná (Roger) e Montillo; Ernesto Farías e Thiago Ribeiro
Técnico: Cuca

Atlético-MG
Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Réver, Werley e Leandro; Zé Luis, Serginho, Diego Souza (Joedson) e Renan Oliveira (Alê); Obina e Diego Tardelli (Daniel Carvalho)
Técnico: Dorival Júnior

Gols: Obina, aos 6’, 23’ e 30’, e Gilberto, aos 36 do 1ºT; Réver, aos 21’, e Thiago Ribeiro, aos 31’ e 33’ do 2ºT
Cartões amarelos: Diego Renan, Fabrício, Werley, Obina e Daniel Carvalho

Motivo:31ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 24/10/2010 (quarta-feira)
Local: Parque do Sabiá, em Uberlândia

Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (FIFA/MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Público: 18.732 pagantes
Renda: 462.347,50

Compartilhe