A poucos dias do fim do prazo anunciado pelo governo de Minas, o novo contrato entre Cruzeiro e Minas Arena ainda não está pronto. Nesta quinta-feira (20/7), em entrevista à Rádio 98, o CEO do clube celeste, Gabriel Lima, disse que as cláusulas ainda são discutidas.
O acordo tem o objetivo de estabelecer benefícios comerciais para o Cruzeiro em jogos disputados como mandante no Mineirão. Em abril, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), responsável por intermediar o acerto, informou que até julho a questão estaria resolvida.
“O acordo ainda não foi assinado. A gente tem uma carta vinculante, uma espécie de pré-acordo, que vai evoluir para um contrato definitivo que estão sendo discutidas as cláusulas ainda. Nesse contrato, a gente tem alguns benefícios comerciais que são uma participação no lucro da venda de camarotes, comida e bebida, coisas que a gente não tinha antes e foi uma das coisas que motivou a gente a falar que dessa forma a gente não jogava”, comentou Gabriel Lima.
“Quem está levando a torcida [ao Mineirão] é o Cruzeiro e temos que participar das receitas comerciais do consórcio. Esse ano é de transição e, em 2024, participaremos mais ativamente”.
Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro
Imbróglio com Minas Arena
O início do ano foi marcado por um imbróglio entre Cruzeiro e Minas Arena com a ruptura do acordo para o time mandar os jogos no Mineirão. Em janeiro, Ronaldo, sócio majoritário da SAF, chegou a dizer que as condições para atuar no estádio eram “horríveis”. A situação só foi contornada em abril, quando as partes se reuniram com intermediação do Governo de Minas.
Invicto no Independência
Apesar da promessa de um novo contrato mais favorável ao Cruzeiro, a maioria dos jogos da Raposa neste Campeonato Brasileiro foi no Independência. Isso porque a equipe enfrentou problemas com a qualidade do gramado quando voltou ao Mineirão. O desgaste teve como causa os shows realizados no estádio.
Das oito partidas do Cruzeiro como mandante na Série A, apenas duas ocorreram no Gigante da Pampulha: a derrota para o Fluminense (2 a 0), na quinta rodada, e o revés diante do Fortaleza (1 a 0), na 11ª rodada.
Com os problemas no Mineirão, o Independência se tornou a “casa” do Cruzeiro neste Brasileiro. O time celeste, inclusive, está invicto no Horto em quatro jogos. Os comandados do técnico Pepa venceram Grêmio (1 a 0), na segunda rodada; Santos (2 a 1), na quarta rodada; São Paulo (1 a 0), na 12ª rodada; e empataram sem gols com o Coritiba, na 15ª rodada.
Os outros dois jogos do Cruzeiro como mandante foram fora de Belo Horizonte. A equipe perdeu para Cuiabá, por 1 a 0, na Arena do Jacaré (Sete Lagoas), pela sétima rodada; e Atlético, pelo mesmo placar, no Parque do Sabiá (Uberlândia), na nona rodada.
O que dizem Minas Arena e Senifra
Procurada pela reportagem, a Minas Arena informou que a assinatura do novo acordo depende de homologação do contrato pelo Governo de Minas.
Já a Seinfra afirmou ter apenas mediado a relação entre a concessionária e os clubes (leia a nota abaixo).
A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) esclarece que apenas mediou a relação entre a Concessionária Minas Arena e os clubes de futebol para realizar a conciliação entre o calendário esportivo e de eventos no Mineirão.
Em relação ao novo acordo entre Cruzeiro e Minas Arena, esclarecemos que o contrato da concessionária com os clubes é uma relação entre agentes privados e o Estado atuou no sentido de mediar as conversas com vistas a viabilizar um entendimento entre ambas as partes.
Nesse sentido, reforçamos que a Seinfra não é signatária de qualquer tipo de acordo firmado pela Concessionária e o Cruzeiro.
Cabe ao Estado acompanhar e fiscalizar a execução do Contrato de Concessão do Mineirão.
Próximo jogos em casa
Neste domingo (23/7), às 16h, o Cruzeiro volta a jogar no Independência, contra o Goiás, pela 16ª rodada do Brasileiro.
Depois de visitar o Athletico-PR, em um sábado (29/7), na Ligga Arena, pela 17ª rodada, o clube celeste fará seu último jogo em casa no primeiro turno. O adversário será o Botafogo, no primeiro domingo de agosto (6/8).
A princípio, o duelo entre Cruzeiro e Botafogo está marcado pela CBF para ocorrer no Mineirão.