Campeonato Brasileiro

Atlético leva virada do Flamengo e amplia jejum no Campeonato Brasileiro

Arrascaeta entra no segundo tempo e comanda triunfo rubro-negro no Independência; Galo segue sem vencer sob comando de Felipão
Foto do autor
Compartilhe

Em péssima fase na temporada, o Atlético foi derrotado de virada pelo Flamengo, neste sábado (29/7), no Independência, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em clássico de muita rivalidade, o Galo teve bons momentos e criou várias oportunidades, mas acabou superado por 2 a 1. Com um gol e uma assistência, Arrascaeta foi o grande nome do jogo em Belo Horizonte.

Paulinho abriu o placar para o Atlético aos 32 minutos da primeira etapa. Na volta do intervalo, Arrascaeta entrou no lugar de Everton Ribeiro e mudou a história da partida. Aos 34’ do segundo tempo, o uruguaio empatou com um belo gol de falta. Sete minutos depois, o ex-cruzeirense deu um excelente passe para Wesley definir a virada rubro-negra no Horto.

Classificação do Brasileiro

Com campanha abaixo das expectativas, o Atlético chegou ao oitavo jogo sem vitória no Campeonato Brasileiro. Sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, o Galo sequer venceu – são quatro derrotas e quatro empates. O resultado negativo deixa o Alvinegro na 13ª posição da Série A, com 21 pontos.

Já o Flamengo é o vice-líder do Brasileirão, com 31 pontos. Comandado pelo ex-atleticano Jorge Sampaoli, o time carioca chegou ao décimo jogo de invencibilidade na temporada.

Próximos jogos

O Atlético volta a campo na próxima quarta-feira (2/8). A equipe de Felipão tem desafio contra o Palmeiras, às 21h30, no Mineirão, pela partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores.

Pelo Campeonato Brasileiro, o compromisso seguinte do Galo é diante do São Paulo. O jogo será em 6 de agosto (domingo), às 16h, no Morumbi, pela 18ª rodada.

Já o Flamengo recebe o Olímpia no Maracanã, na quinta-feira (3/8), pelas oitavas da Libertadores. No domingo (6/8), o time rubro-negro encara o Cuiabá, às 20h, na Arena Pantanal, pelo Brasileirão.

Domínio do Galo no primeiro tempo

O Atlético teve bom desempenho no primeiro tempo e foi superior ao Flamengo. Com eficiência e intensidade na marcação, a equipe alvinegra neutralizou as investidas do Flamengo e criou boas chances de gol. Apesar da maior posse de bola (63%), os cariocas pouco ameaçaram o goleiro Everson na etapa.

Antes de abrir o placar, o Galo teve duas ótimas oportunidades em cobranças de falta. Aos 11’, Pavón bateu cruzado, com muito efeito, da ponta direita. O goleiro Matheus Cunha ficou vendido no lance, mas o ex-atleticano Allan, em cima da linha, cortou de cabeça. Na outra chance, quatro minutos depois, Hulk levantou para a área, a bola passou por todo mundo e explodiu na trave direita. No rebote, Jemerson cabeceou por cima.

A principal chance do Flamengo saiu em rápida trama entre Everton Ribeiro e Gerson, que deixou Gabriel Barbosa na cara do gol. No entanto, o camisa 9 se enrolou com a bola na hora da finalização, e Everson fez a defesa.

Aos 32 minutos, o Atlético explodiu o Independência de felicidade. Saravia recuperou a bola no campo de defesa e arrancou em contra-ataque. O argentino viu o deslocamento de Paulinho pelo ataque e acertou um belo passe rasteiro. O atacante aproveitou, invadiu a área e finalizou forte, cruzado, no canto direito de Matheus Cunha: 1 a 0. Os jogadores do Flamengo reclamaram de falta em Bruno Henrique no início da jogada.

Virada com brilho de Arrascaeta

Na volta para o segundo tempo, o técnico Jorge Sampaoli fez duas alterações no Flamengo: Arrascaeta e Pablo nas vagas de Everton Ribeiro e Léo Pereira. Apesar das mexidas, o rubro-negro seguiu sem espaço para a criação. O Galo manteve o ímpeto ofensivo e bombardeou o gol de Matheus Cunha com finalizações de Hulk e Pavón.

Aos 17 minutos, o goleiro flamenguista evitou que o Atlético ampliasse o placar com uma ótima defesa em arremate de Pavón. A bola ainda tocou no travessão antes de sair pela linha de fundo. Na sequência, foi a vez de Everson salvar o Galo defendendo a finalização de Bruno Henrique, livre na cara do gol.

Apesar do domínio em campo, o Atlético recuou e acabou castigado. O árbitro assinalou falta de Jemerson em Arrascaeta na meia-lua. O próprio meia uruguaio foi para a cobrança e mandou uma bomba no canto direito: 1 a 1. Everson, que estava no mesmo lado em que a bola entrou, não conseguiu fazer a defesa.

A virada rubro-negra saiu aos 41 minutos. Arrascaeta achou Wesley nas costas de Guilherme Arana. O lateral-direito invadiu a área e tocou na saída de Everson: 2 a 1.

Atlético 1 x 2 Flamengo

Atlético: Everson; Saravia (Mariano, aos 25’ do 2ºT), Igor Rabello, Jemerson e Arana; Battaglia (Alan Franco, aos 28’ do 2ºT), Otávio (Alan Kardec, aos 46’ do 2ºT) e Zaracho; Pavón (Alisson, aos 46’ do 2ºT), Paulinho e Hulk.
Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira (Pablo, no intervalo) e Filipe Luís (Thiago Maia, aos 35’ do 2ºT); Allan, Gerson, Victor Hugo (Luiz Araújo, aos 19’ do 2ºT) e Everton Ribeiro (Arrascaeta, no intervalo); Bruno Henrique (Everton Cebolinha, aos 19’ do 2ºT) e Gabriel Barbosa.
Técnico: Jorge Sampaoli.

Gols: Paulinho, aos 32 minutos do 1º tempo (Atlético); Arrascaeta, aos 34 minutos do 2º tempo, e Wesley, aos 41’ do 2º tempo (Flamengo)

Cartões amarelos: Saraiva, Pavón (Atlético), Everson; Filipe Luís, Léo Pereira, Arrascaeta (Flamengo)

Data: 29 de julho de 2023 (sábado)
Local: Independência, em Belo Horizonte
Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA-CE) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)

Compartilhe