Um dos principais problemas do América-MG neste início de Campeonato Brasileiro tem sido a eficácia nas finalizações. O time se mostrou criativo no quesito, a ponto de ser o segundo no ranking, porém marcou apenas dois gols nas três primeiras rodadas e perdeu para Fluminense, São Paulo e Santos. Os resultados adversos deixam o Coelho na lanterna, ainda sem pontuar.
De acordo com o SofaScore, o América-MG finalizou 58 vezes no Brasileirão, ficando abaixo do Fortaleza, líder do ranking, com 60. Quase um terço das conclusões do Coelho representaram algum perigo para o adversário – 18 em direção ao gol. Entretanto, a equipe só fez mais gols no Brasileirão que o Coritiba.
O América-MG estreou no Brasileiro com derrota por 3 a 0 para o Fluminense, no Independência. Na segunda rodada, perdeu pelo mesmo placar para o São Paulo, no Morumbi. No terceiro duelo, chegou a estar à frente do Santos no placar, mas cedeu a virada e foi derrotado por 3 a 2.
América-MG nas três primeiras rodadas
No confronto com o Fluminense, o América-MG contabilizou 17 finalizações, mas apenas duas ofereceram perigo ao goleiro Fábio. Em compensação, o time cedeu espaços ao adversário, que construiu o placar elástico no segundo tempo: gols de Cano, aos 7′, John Kennedy, aos 15′, e Lelê, aos 27 minutos.
Diante do São Paulo, no Morumbi, o América-MG continuou com a intensidade caraterística, porém parou em noite inspirada do goleiro Rafael, que fez quatro defesas difíceis e foi o grande destaque do tricolor. As estatísticas apontaram superioridade americana nos chutes a gol – 22 a 17 – só que o time da casa se mostrou mais eficiente e definiu o jogo com gols de Luciano, Calleri e Marcos Leonardo.
Por fim, no embate com o Santos, na Vila Belmiro, houve evolução na pontaria, mesmo que o rival tenha conquistado o resultado positivo. Das 19 finalizações, oito delas acertaram a meta. Os gols do América-MG foram assinalados por Alê e Everaldo. O Santos balançou a rede com Mendoza, Eduardo Bauermann e Marcos Leonardo.
América-MG x Cuiabá
O América-MG busca a retomada na Série A em confronto direto com o Cuiabá, domingo (7/5), às 11h, no Independência, pela quarta rodada. Se vencer, a equipe pode até sair da zona de rebaixamento, mas depende dos resultados de Coritiba – que enfrenta o Bahia, fora de casa -, e Corinthians – que pega o Fortaleza, na Neo Química Arena.
Números do Coelho no Brasileiro
- 3 jogos, 3 derrotas, nenhum ponto
- 58 finalizações
- 18 finalizações no gol
- Média de 19,3 finalizações por jogo
- Média de 6 finalizações certas por jogo
- Acesse também o Portal Uai e o jornal Estado de Minas