AMÉRICA

Lanterna, América-MG faz seu pior início de Brasileiro nos últimos anos

Com quatro derrotas em quatro jogos, o América-MG ocupa a lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro e tem seu pior início nos últimos anos
Foto do autor
Compartilhe

Adversários na semifinal do Campeonato Mineiro, América-MG e Cruzeiro seguiram caminhos bem diferentes após o fim do torneio. Eliminada pelo Coelho, a Raposa trocou de técnico em março e começou a jogar acima de suas expectativas nas semanas seguintes, alcançando o G4 do Brasileirão. Já o time alviverde vem de quatro derrotas consecutivas e está afundado na lanterna da Série A.

Neste domingo (7/5), o América-MG perdeu por 2 a 1 para o Cuiabá, no Independência, em Belo Horizonte. Mesmo tendo saído à frente no placar, ainda no início do primeiro tempo, a equipe não conseguiu ampliar sua vantagem e foi atingida por uma grande ‘bola de neve’ após cometer uma sequência de erros na reta final.

O Dourado empatou com gol contra do lateral-esquerdo Marlon, aos 39’ do segundo tempo. Cinco minutos depois, o goleiro Matheus Cavichioli pegou a bola fora da área, ao tentar desarmar o atacante Isidro Pitta, e foi expulso.

Como resultado da jogada imprudente, o juiz marcou falta para o Cuiabá, que balançou as redes pela segunda vez com cobrança de falta certeira do volante Ronald Lopes. O zagueiro Danilo Avelar, improvisado no gol, não conseguiu defender.

Único time sem pontuar

Nas três rodadas anteriores, o Coelho foi vencido por Fluminense (3 a 0, em casa), São Paulo (3 a 0, fora) e Santos (3 a 2, fora). O time mineiro está em último na tabela e é o único que ainda não pontuou na competição.

“Estamos chateados. É o quarto jogo onde o América-MG apresenta um bom futebol e acaba perdendo por conta de seus próprios erros. O América-MG fez um belo primeiro tempo (diante do Cuiabá) e iniciou a segunda etapa bem, com chances para ampliar o placar”, refletiu Mancini.

“O Marlon tocou mal e empatou o jogo para o Cuiabá numa infelicidade. Depois, tentamos nos reorganizar e ir para cima do Cuiabá, mas aí acontece o contra-ataque que resultou na expulsão do Matheus e o segundo gol deles. Até o empate, éramos donos da situação. Mas reconheço que as substituições não surtiram o efeito desejado. Deveríamos ter tido mais postura tática para não sofrer no final do jogo”, complementou.

Campanhas do América-MG nas últimas temporadas

No ano de 2021, o América-MG terminou o Brasileiro na oitava colocação, com 53 pontos, e se classificou para as fases prévias da Copa Libertadores. Em 2022, o time encerrou em 10º, também com 53, e garantiu vaga na fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Apesar dos bons resultados ao término dessas edições, o Coelho iniciou a Série A mal ou irregular nas duas temporadas. Os números de 2023, porém, são os piores da sequência. Veja abaixo a comparação.

  • América-MG nas primeiras rodadas do Brasileirão de 2023: 4 derrotas (3 gols marcados e 11 sofridos)
  • América-MG nas primeiras rodadas do Brasileirão de 2022: 2 vitórias e 2 derrotas (5 gols marcados e 5 sofridos)
  • América-MG nas primeiras rodadas do Brasileirão de 2021: 1 empate e 3 derrotas (nenhum gol marcado e 4 sofridos)
Compartilhe