Com passagens pelo futebol português, Mateus Pasinato deve estrear pelo América-MG nesta quarta-feira (10/5), às 19h, contra o Bragantino, pela quarta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O goleiro de 30 anos substituirá Matheus Cavichioli, expulso na derrota do Coelho para o Cuiabá, por 2 a 1, nesse domingo (7/5), no Independência.
Experiente, Pasinato defendeu o Moreirense, de Portugal, nas últimas quatro temporadas. Em fevereiro, rescindiu contrato com o clube europeu e assinou com o Coelho até o fim de 2024.
No Brasil, o goleiro começou a carreira no interior de São Paulo e acumula passagens por Desportivo Brasil, Rio Preto, Rio Branco, Olímpia e São Bento. A temporada de maior destaque foi em 2018, pelo Vila Nova-GO, quando disputou a Série B do Campeonato Brasileiro.
Marteus Pasinato em Portugal
Pasinato chegou a Portugal em 2020, já no Moreirense. No país, disputou três edições da elite nacional. Foram 95 partidas em quatro temporadas pelo clube luso. Em 2022/2023, atuou em apenas sete jogos.
Expulsão de Cavichioli
Goleiro titular do América-MG, Cavichioli tomou cartão vermelho diante do Cuiabá porque usou as mãos para pegar a bola fora da área, impedindo um ataque promissor do adversário no final da partida. O paraguaio Isidro Pitta avançava sem marcação depois de falha de Danilo Avelar, mas não conseguiu driblar o camisa 1 do Coelho por causa dessa infração.
O problema é que o América-MG já tinha feito as cinco substituições, então o zagueiro Danilo Avelar precisou ir para o gol. Ele até saltou em direção à bola, porém não defendeu a falta cobrada por Ronald. Assim, o Cuiabá conseguiu uma virada inesperada e alcançou a primeira vitória na Série A.
Goleiros do América-MG
Para suprir a ausência de Cavichioli, além de Pasinato, o Coelho tem à disposição Jori, de 27 anos. O goleiro defende a equipe desde 2015 e tem 38 jogos com a camisa alviverde. Neste meio tempo, ele foi emprestado ao Guarani e ao Coimbra. Em 2023, fez apenas um jogo, contra o Villa Nova, pelo Campeonato Mineiro.
América-MG na Série A
O América-MG amarga a lanterna da Série A, com nenhum ponto. O time perdeu para Fluminense (3 a 0), São Paulo (3 a 0), Santos (3 a 2) e Cuiabá (2 a 1). Apesar do começo difícil, o técnico Vagner Mancini se diz tranquilo com o desempenho de seu trabalho e convicto de que haverá melhora na sequência da competição.
- Acesse também o Portal Uai e o Estado de Minas