Mesmo com atuação abaixo da média e dificuldade na criação, o América-MG arrancou empate com o Bragantino por 2 a 2, nesta quarta-feira (10/5), no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Coelho saiu do zero na competição, mas continua na zona de rebaixamento, provisoriamente em 19º. O Massa Bruta desceu duas posições e ocupa a 14ª colocação.
O América-MG saiu na frente com Aloísio, de pênalti, mas adotou postura inerte e não conseguiu se impor no jogo. Com dificuldade na marcação, a equipe tomou a virada ainda no primeiro tempo, com dois gols de Helinho. A segunda etapa não foi diferente. A salvação americana veio de novo na bolada parada, com outro pênalti convertido pelo Boi Bandido.
Com poucas oportunidades, o alviverde finalizou 10 vezes, contra 20 do Bragantino. Com total domínio da partida, os paulistas detiveram a posse de bola e impossibilitaram o controle dos mineiros (63% a 37%).
O próximo compromisso do América-MG será contra o Cruzeiro, no domingo (14/5), às 18h30, no Independência, em Belo Horizonte, pela sexta rodada. Já o Bragantino enfrentará o Palmeiras, no sábado (13/5), às 18h30, no Allianz Parque.
América-MG começa na frente, mas leva virada
No início do primeiro tempo, os dois times trocavam passes no meio com tranquilidade, sem pressa para chegar ao ataque. O Bragantino conseguiu se aproximar mais da meta adversária, mas sem apresentar grande perigo.
O América-MG saiu na frente logo aos 14 minutos. Em lance na pequena área, Bruninho derrubou Juninho e, após consultar o VAR, o árbitro assinalou pênalti. Aloísio bateu firme e não desperdiçou: 1 a 0.
Com o placar favorável, o Coelho cedeu a bola ao Bragantino e viu o rival impor ritmo. O alviverde apresentou dificuldade para marcar. O time da casa conseguiu chegar facilmente tanto pelas laterais quanto pelo meio e obrigou Mateus Pasinato a trabalhar.
Em cobrança de falta na entrada da área, Helinho chutou forte e viu a bola passar entre a barreira, fazendo Pasinato se esticar, mas sem sucesso: 1 a 1.
O Massa Bruta continuou pressionando, enquanto o América-MG estava apático. Sem criar nenhuma jogada, o alviverde não ameaçou o goleiro Cleiton e cedeu muitos espaços ao time do interior de São Paulo, que estava ligado e insistia em virar o placar.
No fim do primeiro tempo, a superioridade se confirmou. Helinho recebeu livre pela direita, se livrou com facilidade da marcação americana e bateu colocado para estufar as redes: 2 a 1.
Respiro com empate
O América-MG voltou do intervalo sem mudanças e com a mesma postura. Já o Bragantino manteve a superioridade, mas sem a mesma intensidade. O time se concentrou em ficar com a bola no pé para evitar que os mineiros pudessem criar oportunidades.
O Coelho contou com bela defesa de Pasinato, aos 18 minutos, que fechou o ângulo e evitou que os donos da casa ampliassem o placar.
Sem ver melhora na atuação da equipe, o técnico Vagner Mancini promoveu mudanças no ataque e no meio. Felipe Azevedo, Alê e Everaldo deram lugar a Mikael, Martinez e Renato Marques.
Apesar da atuação não convincente, o América-MG aproveitou a chance de bola parada para diminuir. Dentro da área, o meia Jadsom abriu os braços e interceptou chute de Aloísio. Prontamente, o árbitro marcou a penalidade, e Boi Bandido converteu: 2 a 2.
O Coelho tentou brigar pela bola e se mostrou mais atento e concentrado. Os times travaram um embate, mas nenhum conseguiu furar a marcação para criar boas chances.
Nos minutos finais, o América-MG passou por momentos de drama. Mateus Pasinato machucou a mão esquerda, e Mancini já havia feito as cinco substituições. No sacrifício, o goleiro continuou em campo, mas não precisou se arriscar em nenhuma defesa.
Com o resultado, o alviverde ‘respira’ e espanta a sequência de derrotas seguidas no início do Brasileirão.
BRAGANTINO 2 X 2 AMÉRICA-MG
Bragantino
Cleiton; Aderlan, Eduardo Santos, Natan e Juninho Capixaba (Guilherme Lopes aos 26 do 2T); Bruninho (Gustavinho aos 13 do 2T), Matheus Fernandes e Lucas Evangelista (Jadsom aos 13 do 2T) ; Vitinho, Eduardo Sasha (Thiago Borbas, no intervalo) e Helinho (Sorriso aos 20 do 2T)
Técnico: Pedro Caixinha
América-MG
Mateus Pasinato; Marcinho (Iago Maidana aos 36 do 2T), Ricardo Silva, Éder e Nicolas (Danilo Avelar aos 36 do 2T); Juninho, Alê (Martinez aos 20 do 2T) e Benítez; Felipe Azevedo (Mikael aos 14 do 2T), Everaldo (Renato Marques aos 20 do 2T) e Aloísio
Técnico: Vagner Mancini
- Motivo: 5ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Estádio: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista
- Gols: Aloísio (13 do 1T; 32 do 2T), Helinho (33 do 1T; 44 do 1T)
- Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
- Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Maira Mastella Moreira (RS)
- VAR: Rodolpho Toski Marques (FIFA/PR)
- Cartões amarelos: Eduardo Sasha, Marcinho, Everaldo, Thiago Borbas, Éder, Jadsom, Vitinho, Eduardo Santos, Martinez
- Acesse também o Portal Uai.