O goleiro Mateus Pasinato estreou pelo América-MG no empate com o Bragantino por 2 a 2, nessa quarta-feira (10/5), no Nabi Abi Chedid. Apesar de ter sido vazado duas vezes, o arqueiro não comprometeu a atuação americana e foi seguro nas defesas.
No América-MG desde fevereiro, Pasinato ainda não havia recebido oportunidade de entrar em campo. Com a expulsão de Cavichioli na partida contra o Cuiabá, ele foi a opção de Vagner Mancini para o jogo contra o Massa Bruta. O Coelho saiu na frente com Aloísio, mas não conseguiu impor ritmo à partida. Assim, os paulistas tomaram frente e obrigaram o goleiro a trabalhar.
A virada veio ainda no primeiro tempo. Mesmo vazado com dois gols de Helinho, Pasinato fez boas defesas e evitou que o Bragantino ampliasse o placar. O time apresentou alto volume de jogo. No total, foram 20 finalizações e nove com o endereço certo. Ou seja, o arqueiro fez sete defesas que levaram perigo à sua meta.
Em entrevista à Rádio Itatiaia, Pasinato afirmou estar feliz com a atuação imponente e disse que o empate teve ‘sabor de vitória’.
“Muito feliz pela estreia. Acima de tudo, era importante que nós pontuássemos, sair daquela sequência de quatro derrotas. O Bragantino, na primeira parte, teve muita superioridade, mas como disse o Mancini, a nossa alma tem que começar a prevalecer nos jogos, e foi o que aconteceu para buscarmos o empate no segundo tempo. Esse empate tem sabor de vitória, acho que agora é dar sequência, temos o clássico domingo, mas muito feliz individualmente também”, falou o goleiro.
Susto no fim
Já nos minutos finais, o América-MG passou por momentos de drama. Mateus Pasinato machucou a mão esquerda em lance Mancini já havia feito todas as substituições. Mesmo assim, o goleiro optou por continuar em campo e não precisou se arriscar em nenhuma defesa.
Ao fim da partida, ele tranquilizou os torcedores sobre a situação e explicou que a bola acertou um dedo que já estava machucado.
“Já estava com uma fratura no dedo, esperando calcificar aos poucos sem cirurgia. Quando teve o lance, a bola pegou bem na parte que estava machucada, mas espero que não seja nada de mais. Foi só um susto na hora”, explicou.
Mateus Pasinato
Experiente, Pasinato defendeu o Moreirense, de Portugal, nas últimas quatro temporadas. Em fevereiro, rescindiu contrato com o clube europeu e assinou com o Coelho até o fim de 2024. Em Portugal, disputou três edições da elite nacional. Foram 95 partidas em quatro temporadas pelo clube luso. Em 2022/2023, atuou em apenas sete jogos.
No Brasil, o goleiro começou a carreira no interior de São Paulo e acumula passagens por Desportivo Brasil, Rio Preto, Rio Branco, Olímpia e São Bento. A temporada de maior destaque foi em 2018, pelo Vila Nova-GO, quando disputou a Série B do Campeonato Brasileiro.
- Acesse também o Portal UAI.