O América-MG voltou a ser derrotado no Campeonato Brasileiro. Com um time totalmente modificado, o Coelho não conseguiu fazer frente ao líder Botafogo, que fez 2 a 0 sem dificuldades no Nilton Santos, na noite deste domingo (28/5), pela oitava rodada. Os gols do jogo foram marcados por Júnior Santos e Luís Henrique, um em cada tempo.
Com o resultado, o América-MG segue na vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, com quatro pontos em oito jogos. São três pontos atrás do Bahia, primeiro time fora da zona de rebaixamento. O Botafogo, por sua vez, é o líder isolado, com 21 pontos ganhos em 24 disputados, cinco a mais que o vice-líder Palmeiras.
Além dos três pontos, o América-MG perdeu o zagueiro Iago Maidana e o lateral-direto Marcinho. Ambos receberam o terceiro cartão amarelo e não enfrentam o Corinthians no próximo sábado (3/6).
Antes disso, o Coelho joga contra o Internacional, pelo jogo de volta da Copa do Brasil, na quarta-feira (31/5), às 21h30, no Beira-Rio. O time mineiro venceu a ida por 2 a 0 e pode perder até por um gol de diferença.
Gol no início dita dinâmica do jogo
Em momento difícil no Campeonato Brasileiro e passando por uma grande maratona de jogos, o América-MG foi escalado por Vagner Mancini com um time totalmente modificado em relação ao que perdeu, em casa, para o Defensa y Justicia, na última terça-feira (23/5), por 3 a 2.
Quando a bola rolou, o Coelho mal teve tempo de estudar o jogo. Logo aos 2 minutos o Botafogo fez as redes balançarem. Di Placido fez belo cruzamento e Júnior Santos se antecipou e cabeceou com precisão.
O gol condicionou todo o primeiro tempo, dando tranquilidade ao Botafogo e fazendo com que o América-MG tivesse que sair pro jogo. Mas, atrás no placar, tudo ficou mais difícil e o Coelho não conseguiu chegar. O Glorioso, por sua vez, aproveitava os espaços.
Para se ter ideia, na primeira etapa, mesmo com necessidade de buscar o ataque, o América-MG deu somente um chute, para fora.
América-MG improdutivo vê Botafogo ampliar
Na segunda etapa, o América-MG foi surpreendido logo no primeiro minuto com uma bela jogada botafoguense que terminou com uma finalização no travessão. Sem conseguir jogar, o Coelho parecia assustado em campo.
Aos 15 minutos da segunda etapa, o Botafogo conseguiu ampliar o placar. Assim como em outras situações na partida, o time carioca encaixou um bom contra-ataque e, dessa vez, não vacilou. Luís Henrique invadiu a área, passou por Mateus Pasinato e marcou um lindo gol.
No restante do jogo, o América-MG mal conseguiu passar do meio de campo. A equipe mineira foi totalmente dominada por um Botafogo que esteve próximo de ampliar. Os gritos de “Olé” da torcida botafoguense no final da partida representaram o que foi o confronto.
BOTAFOGO 2 X 0 AMÉRICA-MG
Botafogo
Lucas Perri; Di Placido, Adryelson (Phillipe Sampaio, aos 17′ do 2ºT), Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Lucas Fernandes (Rai, aos 46′ do 2ºT); Júnior Santos, Eduardo (Janderson, aos 46′ do 2ºT) e Luis Henrique (Victor Sá, aos 23′ do 2ºT).
Técnico: Luís Castro
América-MG
Mateus Pasinato; Marcinho, Maidana, Wanderson, Danilo Avelar; Lucas Kal, Breno (Juninho, aos 17’ do 2ºT), Martínez (Alê, aos 36’ do 2ºT); Everaldo (Mateus Gonçalves, aos 30’ do 2ºT), Felipe Azevedo (Mastriani, aos 17’ do 2ºT) e Renato Marques (Aloísio, a 1’ do 2ºT).
Técnico: Vagner Mancini
- Gols: Júnior Santos (aos 2’ do 1ºT), Luís Henrique (aos 15’ do 2ºT)
- Cartões amarelos: Victor Cuesta, Marçal (Botafogo); Renato Marques, Iago Maidana, Marcinho (América-MG)
- Motivo: 8ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data: 28/5/2023
- Local: Nilton Santos no Rio de Janeiro (RJ)
- Árbitro: Raphael Claus (SP/Fifa)
- Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
- VAR: Wagner Reway (Fifa/PB)