CAMPEONATO BRASILEIRO

Com emoção no fim, América-MG vence o Corinthians no Brasileiro

América-MG venceu o Corinthians por 2 a 0, neste sábado (3/6), no Independência, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

Em jogo equilibrado e com emoção nos últimos minutos, o América-MG apostou na velocidade e venceu o Corinthians por 2 a 0, neste sábado (3/6), no Independência, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. De pênalti, Danilo Avelar marcou o primeiro do Coelho. Renato Marques, em chute desviado, ampliou.

Com o resultado, o América-MG sobe para a 18ª posição, agora com sete pontos. O Corinthians caiu uma colocação, para 15ª, com oito. O Coelho venceu a segunda na competição e freou a sequencia positiva do time paulista, que vinha embalado pela classificação às quartas de final sobre o Atlético-MG.

Em confronto travado na primeira etapa, o cenário mudou a partir da metade do segundo tempo. O América-MG contou com a velocidade dos atacantes e o brilho de garoto da base para sair na frente. No fim, viveu as emoções que faltaram no início. O Corinthians teve chance de diminuir, em cobrança de pênalti, mas não aproveitou.

Próximos jogos de América-MG e Corinthians

O América-MG volta as atenções para a Copa Sul-Americana. O time enfrenta o Millonarios, na terça-feira (6/6), às 21h, no Independência, pela quinta rodada do Grupo F. No Brasileiro, voltará a campo apenas no dia 11 (domingo), contra o Athletico-PR, às 11h, no Mineirão, pela 10ª rodada. 

Já o Corinthians foca na Copa Libertadores e pega o Independiente Del Valle, na quarta-feira (7/6), às 19h, no Equador, pela quinta rodada do Grupo E. No Brasileiro, medirá forças com o Cuiabá, no dia 10 (sábado), às 18h30, na Neo Química Arena, pela 10ª rodada.

Jogo travado e equilibrado

O jogo começou movimentado. Com rapidez, o Corinthians chegou bem ao ataque com facilidade. Roger Guedes teve chance clara logo aos seis minutos, mas viu a bola bater no travessão.

O América apostou em Mastriani centralizado para adentrar na área. O atacante se destacou em duas tentativas, mas não conseguiu ser efetivo. 

A partida ficou bastante travada no meio, com grande disputa de posse de bola entre as equipes, que pareciam ter dificuldade de encaixar o jogo por dentro para criar jogadas. Sem muitas movimentações, os times chegaram pouco com oportunidades concretas. 

O ritmo do jogo também diminuiu a partir dos 15 minutos. Enquanto o Corinthians encontrou dificuldades para quebrar as linhas da defesa adversária, o América-MG criou pouco e não conseguiu manter a posse de bola para trabalhar as estratégias. Com isso, a partida tomou um rumo lento e equilibrado, sem grandes emoções para o torcedor.

Vitória do América-MG

Os times voltaram para a segunda etapa sem mudanças. Ambos continuaram com problemas para construir e emplacar chances no ataque. No entanto, o Corinthians manteve a posse e ocupou o campo de ataque, o que fez com o que o América-MG adotasse uma postura mais fechada, com pouco poder ofensivo. 

O técnico Vagner Mancini promoveu mudanças com a intenção de aumentar a velocidade na frente. Mastriani e Aloísio deram lugar a Henrique Almeida e Renato Marques. 

Em lance na área, Juninho e Caetano disputavam a bola quando o volante do América-MG cruzou na linha de fundo, e a bola bateu na mão do zagueiro. Após revisão no VAR, o árbitro marcou o pênalti. Danilo Avelar partiu para a cobrança e não desperdiçou: 1 a 0.

Apesar do gol, o jogo continuou com o mesmo desenho. As duas equipes brigavam com equilíbrio pela bola e apostavam em jogadas velozes pela lateral para se aproximarem do ataque.

Segundo gol

Na intermediária, Renato Augusto falhou e a bola sobrou para o América-MG. O zagueiro Julio se movimentou bem pela direita e foi até a linha de fundo, para cruzar para trás. Renato Marques recebeu, bateu forte e contou com desvio para balançar a rede: 2 a 0.

Diferentemente do primeiro tempo, a partida ganhou emoção no fim. O América-MG contou com erro individual para manter a vitória. Na pequena área, em disputa de bola, Henrique Almeida deu o bote em Pedro e fez o pênalti. Fábio Santos, principal cobrador do Corinthians, desperdiçou a chance de diminuir e chutou para fora.

Nos últimos minutos, o América-MG segurou o Corinthians, que buscava ainda diminuir o placar. Com intensidade, o Timão ficou preso na defesa do Coelho, que conseguiu evitar qualquer susto.

AMÉRICA-MG 2 X 0 CORINTHIANS

América-MG

Pasinato; Mateus Henrique (Júlio aos 34 do 2T), Wanderson, Danilo Avelar, Marlon; Lucas Kal (Alê aos 39 do 2T), Juninho, Breno (Rodriguinho aos 39 do 2T); Felipe Azevedo, Mastriani (Henrique Almeida aos 19 do 2T) e Aloísio (Renato Marques aos 19 do 2T).

Técnico: Vagner Mancini

Corinthians

Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Murillo (Felipe Augusto aos 39 do 2T), Caetano; Fábio Santos, Fausto (Giuliano aos 18 do 2T), Maycon, Adson (Renato Augusto aos 18 do 2T); Róger Guedes e Yuri Alberto (Pedro aos 40 do 2T).

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

  • Motivo: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Estádio: Independência, em Belo Horizonte
  • Data: sábado, 3 de junho de 2023
  • Horário: 18h30
  • Gols: Danilo Avelar, aos 28 do 2T, e Renato Marques, aos 41 do 2T (América-MG)
  • Árbitro: Anderson Daronco (RS – FIFA)
  • Assistentes: Rafael Trombeta (PR) e Maira Mastella Moreira (RS)
  • VAR: Rafael Traci (SC)
  • Cartão amarelo: Juninho (América-MG)
  • Público: 6.701
  • Renda: R$ 329.270,00
Compartilhe