Em jogo sofrido e com volume na criação, o América-MG marcou no fim e empatou com o Athletico-PR por 2 a 2, neste domingo (11/6), no Mineirão, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, mas permanece na zona de rebaixamento. Os gols do Furacão foram anotados por Vitor Roque e Christian, enquanto Wellington Paulista e Danilo Avelar marcaram para o Coelho.
Com o resultado, o América-MG subiu para a 17ª posição, com oito pontos, mas permanece no Z4. O Athletico-PR ocupa a 7ª colocação, com 16 pontos somados, e perdeu a chance de subir para o G4.
O Athletico-PR saiu na frente no início do primeiro tempo e ampliou logo no começo da segunda etapa, o que fez o Coelho precisar mudar a estratégia na partida. O time alviverde conseguiu aumentar o volume na criação de jogadas. No entanto, não conseguia ser efetivo.
Mesmo no ataque e com posse de bola equilibrada, o América-MG desperdiçou as chances mais claras. No segundo tempo, o primeiro gol saiu na bola parada, após Wellington Paulista desperdiçar cobrança de pênalti e acertar o rebote. Já no fim, Danilo Avelar marcou para dar respiro aos torcedores que foram ao Mineirão.
Agora, o América-MG terá pouco mais de uma semana de folga em função da paralisação do campeonato pela Data Fifa. O Coelho só volta a campo contra o Grêmio, no dia 22 de junho (quinta-feira), às 19h, na Arena do Grêmio, pela 11ª rodada do Brasileiro.
Já o Athletico-PR jogará dia 21 de junho (quarta-feira), contra o São Paulo, às 19h, no Morumbi, também pela 11ª rodada do campeonato.
Athletico-PR na frente
No início, as duas equipes se preocuparam em trocar passes no meio de campo. O Athletico-PR conseguiu manter mais a posse de bola, na intenção de controlar o duelo. Logo vieram os primeiros avanços com perigo.
A primeira grande chance foi do Coelho. Após cruzamento pela esquerda, Felipe Azevedo recebeu e bateu de primeira, mas viu a bola acertar a trave. O desperdício custou caro.
Isto porque o Furacão respondeu em seguida, com efetividade na primeira vez que chegou ao ataque. Fernando conduziu pela esquerda e cruzou para perfeito cabeceio de Vitor Roque, que afundou a bola nas redes para abrir o placar: 1 a 0.
Depois de sofrer o gol, o América-MG apostou na velocidade na saída de bola para tentar surpreender o Athletico-PR. Contudo, bem organizado, o time paranaense contou com um sistema defensivo ágil para impedir as finalizações americanas.
O jogo esfriou em razão da dificuldade do América-MG para furar o bloqueio e criar jogadas. A partir da intermediária, o alviverde encontrou problemas para avançar com perigo. Contudo, conseguiu equilibrar a posse de bola para trabalhar a bola e aumentar o volume de jogo, já que o Furacão diminuiu a intensidade e ficou concentrado em se defender. Foram nove finalizações do Coelho contra três do Athletico-PR.
Athletico-PR amplia e América-MG empata
O América-MG terminou o primeiro tempo bem. Na intenção de retornar para a segunda etapa com time ainda mais intenso, Mancini optou por renovar o setor ofensivo. Azevedo e Everaldo deram lugar a Varanda e Renato Marques. No entanto, mais uma vez, os planos foram por água abaixo.
Logo aos dois minutos, Hugo Moura teve liberdade para conduzir pelo meio e, já perto da grande área, inverteu o lado em cruzamento para Christian, que estava sem marcação e cabeceou para o fundo da rede, sem chances para Pasinato: 2 a 0.
O América-MG aumentou a intensidade para diminuir o placar. Contudo, as chances pareciam escapar, além de faltar ‘sorte’. O goleiro Bento foi bem nas defesas e fechou o gol.
O Coelho teve boa oportunidade em cobrança de tiro livre indireto com Martínez, após o árbitro assinalar recuo de Madson para Bento. No entanto, o meia optou por fazer cruzamento para a área e desperdiçou.
Em seguida, Juninho tentou chute dentro da área, mas a bola resvalou na mão de Canobbio. Após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti. Wellington Paulista partiu para a cobrança e Bento espalmou a bola. O atacante não deu bobeira e aproveitou o rebote: 2 a 1.
Já na reta final, o América-MG tentou se reestabelecer com o gás pelo gol marcado, mas a defesa do Furacão foi bem nas interceptações.
Em último suspiro, Danilo Avelar recebeu cruzamento pela direita e subiu de cabeça, para marcar o gol do empate, para alívio do Coelho: 2 a 2.
AMÉRICA-MG 2 x 2 ATHLETICO-PR
América-MG
Pasinato; Marcinho, Maidana, Wanderson e Danilo Avelar; Lucas Kal (Rodriguinho aos 37 do 2T), Breno (Martínez aos 12 do 2T), Juninho; Felipe Azevedo (Varanda no intervalo); Everaldo (Renato Marques no intervalo) e Aloísio (Wellington Paulista aos 12 do 2T).
Técnico: Vagner Mancini
Athletico-PR
Bento, Madson, Thiago Heleno, Zé Ivaldo e Fernando; Hugo Moura (Matheus Felipe aos 42 do 2T), Erick, Alex Santana (Léo Cittadini aos 32 do 2T); Christian (Willian aos 42 do 2T), Canobbio (Cuello aos 36 do 2T) e Vitor Roque.
Técnico: Paulo Turra
Motivo: décima rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Gols: Vitor Roque aos 8 do 1T, Christian aos 2 do 2T, Wellington Paulista aos 30 do 2T, Danilo Avelar aos 50 do 2T
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Bruno Pires (Fifa/GO) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Daiane Muniz (Fifa/SP)
Cartões amarelos: Marcinho, Aloísio, Vitor Roque, Canobbio, Erick, Bento
Público: 5.902
Renda: R$ 55.880,00