O América-MG caiu para a lanterna do Campeonato Brasileiro. Com boas campanhas na Copa do Brasil e na Sul-Americana, o Coelho confirmou a instabilidade na Série A e acabou derrotado por 3 a 1 pelo Coritiba, de virada, neste sábado (8/7), no Couto Pereira, na capital paranaense.
O América abriu o placar no início do jogo, com Juninho. O Coxa empatou com Alef Manga, em pênalti bastante questionado pelos americanos, e virou com Robson, ainda no primeiro tempo. Nos acréscimos da etapa final, Victor Luis decretou o triunfo do Coxa.
Briga direta no Z4
Com o resultado na 14ª rodada, o América sofreu a nona derrota no Campeonato Brasileiro – também tem duas vitórias e três empates. De volta à lanterna, com nove pontos, o time de Vagner Mancini não vence há mais de um mês na Série A – bateu o Corinthians por 2 a 0, em 3 de julho no Independência. Ainda no Z4, o Coritiba saltou da última para a 18ª colocação da tabela, com 10 pontos.
Próximas partidas
Pelo Campeonato Brasileiro, o América só volta a campo em 22 de julho, contra o Flamengo, às 16h, no Maracanã, pela 16ª rodada. O confronto com o Vasco, também integrante do Z4, foi adiado devido ao compromisso do Coelho contra o Corinthians, pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, marcada para o dia 15 deste mês (sábado).
Na próxima terça-feira (11/7), O Coelho inicia a decisão nos playoffs da Copa Sul-Americana diante do Colo-Colo. O jogo será no Estádio Monumental David Arellano, às 19h (horário de Brasília), em Santiago, no Chile.
Já o Coritiba visita o Cruzeiro no próximo domingo (17/7), às 11h, no Independência, em Belo Horizonte, pela 15ª rodada da Série A.
O jogo
O América começou o primeiro tempo com postura agressiva. Logo aos 40 segundos de jogo, Everaldo aproveitou roubada de bola no ataque e acertou o travessão do Coxa em forte chute da entrada da área. Efetivo na marcação sob pressão, o Coelho sufocou os donos da casa.
O gol mineiro no Couto Pereira não demorou. Aos sete minutos, Juninho aproveitou corte errado da defesa e guardou no canto esquerdo de Luan Polli: 1 a 0. Este foi o sétimo gol do capitão americano na temporada. Em ótima fase, o volante também balançou a rede no jogo anterior do Coelho – vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
A intensidade do América se desmanchou após o primeiro gol. Recuado, o time de Vagner Mancini viu o adversário tomar o controle do jogo. Em ótimo momento, Mateus Pasinato, em duas grandes defesas, ainda adiou a reação do Coritiba. Aos 17 minutos, o goleiro evitou que a bomba de Robson entrasse no cantinho esquerdo do gol; aos 28’, cara a cara com Fransérgio, espalmou a finalização à queima-roupa.
Melhor em campo, o Coritiba empatou após marcação de pênalti bastante questionado pelos jogadores do América. Na interpretação do árbitro Rafael Klein, o cruzamento rasteiro de Natanael bateu no braço de Marlon, que interceptou a jogada de carrinho. Na visão dos americanos, a bola bateu na costela do lateral.
Reclamações à parte, Alef Manga foi para a cobrança do pênalti e mandou no direito, deslocando Pasinato: 1 a 1. O empate animou o Coritiba e inflamou a torcida. Apenas quatro minutos depois, Robson fez ótima jogada individual na área e definiu a virada: 2 a 1.
O segundo tempo no Couto Pereira foi de poucas emoções. O América esboçou repetir a pressão inicial, mas não ameaçou o Coritiba. Nos acréscimos, o Coelho saiu para o tudo ou nada e levou o terceiro gol. Em contra-ataque, Victor completou cruzamento de primeira e confirmou o triunfo que livrou a equipe paranaense da lanterna: 3 a 1.
Coritiba 3 x 1 América-MG
Coritiba: Luan Polli; Natanael, Henrique, Kuscevic e Jamerson; Bruno Gomes, Marcelino Moreno (Kaio César) e Fransérgio (Victor Luis); Robson, Rodrigo Pinho (Boschilia (Diogo Batista)) e Alef Manga.
Técnico: Thiago Kosloski.
América-MG: Pasinato; Marlon (Daniel Borges), Éder, Iago Maidana e Danilo Avelar; Lucas Kal (Breno), Juninho e Martínez; Everaldo (Pedrinho), Henrique Almeida (Wellington Paulista) e Rodrigo Varanda.
Técnico: Vagner Mancini.
Gols: Alef Manga, aos 39 do 1ºT, Robson, aos 43 do 1ºT, e Victor Luis, aos 50 do 2ºT (Coritiba); Juninho, aos 7 do 1ºT (América-MG)
Cartões amarelos: Rodringo Pinho, Henrique, Luan Polli, Alef Manga, Kaio César (Coritiba); Lucas Kal, Martínez, Everaldo (América-MG)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 8 de julho de 2023, sábado
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Mauricio Coelho Silva Penna e Maira Mastella Moreira (ambos RS)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)