Capitão do América, Juninho é peça fundamental do meio-campo da equipe. O volante vive boa fase e acumula números de jogador de ataque. Nesta temporada, ele estabeleceu o ano mais goleador pelo Coelho e demonstrou que sua experiência soma positivamente para o elenco.
Taticamente, Juninho desempenha a função de um volante que se sente confortável para marcar e atacar. No meio-campo do América, ele costuma funcionar como elemento surpresa para desarmes, ao mesmo tempo em que pisa na área com frequência. Isso justifica os números ofensivos em 2023: sete gols e sete assistências.
Nos últimos seis compromissos, Juninho marcou quatro vezes. Na temporada, chegou a sete tentos em 39 partidas. Ele superou o ano de 2019, quando havia contabilizado seis bolas na rede em 52 apresentações.
Gols importantes
Além do pilar tático para a equipe, Juninho tem aparecido quase como ‘salvador’ na pequena área. Em duelo com o Corinthians na Copa do Brasil, ele foi o autor do gol que deu a vantagem ao América por 1 a 0, no Independência, pelas quartas de final. Para se classificar à semifinal, o time mineiro precisa de um empate neste sábado (15/7), às 16h30, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Anteriormente, ainda pela Copa do Brasil, o jogador marcou o gol que levou a decisão das oitavas para os pênaltis. O Internacional vencia por 3 a 0 até os 31 minutos da etapa final, quando Juninho anotou o tento que empatou o placar agregado por 3 a 3 – já que na ida ficou 2 a 0 para o alviverde.
Pela Sul-Americana, o volante marcou o gol da classificação do Coelho aos playoffs. Ele balançou a rede do Peñarol aos 42 minutos do segundo tempo e garantiu a virada americana por 2 a 1, em Montevidéu, no Uruguai.
Juninho no América
Juninho chegou ao América em 2016. Desde então, firmou-se com peça essencial, embora tenha vivido altos e baixos no Lanna Drumond. Ele foi rebaixado com o Coelho duas vezes, em 2016 e 2018. Em contrapartida, fez parte de momentos históricos, como a conquista da Série B, em 2017, e a disputa da primeira Copa Libertadores do clube, em 2022.
O veterano de 35 anos completou 366 partidas pelo América (marcou 30 gols) e está perto de se igualar ao recordista, o ex-goleiro Milagres, que disputou 372 jogos.