CAMPEONATO BRASILEIRO

América sai na frente, mas leva empate do Flamengo no fim pelo Brasileiro

América empatou com o Flamengo por 1 a 1, neste sábado (22/7), no Maracanã, em jogo pelo Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

Em partida movimentada no fim, o América empatou com o Flamengo por 1 a 1, neste sábado (22/7), no Maracanã, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Coelho saiu na frente com Felipe Azevedo e vencia a partida até os acréscimos, mas, no apagar das luzes, Victor Hugo marcou para os donos da casa, frustrando os americanos. Com o resultado, o alviverde deixou a lanterna momentaneamente (soma 10 pontos); já o rubro-negro chegou aos 28, na 3ª colocação.

O Flamengo foi superior no primeiro tempo e pressionou bastante, mas não traduziu a ofensividade no placar e pecou nas finalizações. O América, por sua vez, conseguiu criar volume apenas no último terço da etapa, porém sem perigo para a meta adversária.

O segundo tempo ganhou em emoção. Os jogadores do Coelho reclamaram de um pênalti em Mastriani, aos 7min, que o VAR não confirmou. O América chegou a abrir o placar com Varanda, aos 28, porém teve o gol anulado por impedimento após análise do árbitro de vídeo.

Os times conseguiram igualar o números de chances, e o gol do Coelho saiu com Felipe Azevedo. Nos acréscimos, o Flamengo arrancou o empate com Victor Hugo.

Próximos jogos

O América terá uma semana sem jogos para se dedicar aos treinamentos. A equipe volta a entrar em campo somente no próximo domingo (30/6), para enfrentar o Palmeiras, às 16h, no Independência, pela 17ª rodada do Brasileiro. 

Já o Flamengo volta as atenções para outra competição. O rubro-negro encara o Grêmio, na quarta-feira (26/7), às 21h30, na Arena do Grêmio, em jogo de ida pela semifinal da Copa do Brasil. 

Flamengo é superior, mas não convence

O América começou o jogo desatento. Mateus Pasinato sentiu a pressão do Flamengo, que marcou bem a saída de bola mineira e viu o goleiro errar algumas vezes. Em uma delas, Everton Ribeiro cruzou da linha de fundo para Gerson, que desperdiçou a chance ao cabecear em cima do arqueiro.

O Flamengo dominou a posse de bola (60% a 40%) e impôs seu estilo de jogo ofensivo. Marcando alto e pressionando a todo momento, o Coelho teve que se concentrar na marcação. Mateus Pasinato fez duas defesas milagrosas. 

Por mais que o rubro-negro se mostrasse superior e impositivo, pecava na finalização. Abusando de jogadas pelos lados, Gabigol era o homem acionado no meio da área. Contudo, o atacante perdeu o tempo de bola algumas vezes e deixou passar boas oportunidades. 

Já no último terço da primeira etapa, o América reduziu a predominância de ataques do Flamengo no jogo e conseguiu trocar passes. O meia Benítez se destacou na função de fazer a transição entre o meio e o ataque e apareceu como elemento surpresa na área, mas não levou tanto perigo a Matheus Cunha, que defendeu com facilidade.

Empate no fim

A segunda etapa começou semelhante. O Flamengo pressionava e mantinha a bola no pé, na intenção de anular o América, que se preocupava com a defesa.

Os cariocas tiveram boa oportunidade com Gabigol logo aos 5min, que ficou cara a cara com Pasinato após passe açucarado de Arrascaeta. O atacante perdeu e viu o Coelho revidar no minuto seguinte com Mastriani, que caiu pouco antes da conclusão, na pequena área, pressionado por Ayrton Lucas – no lance em que os americanos reclamaram de pênalti.

Mesmo com maior posse de bola, o Flamengo precisava de muitos passes para chegar ao ataque e, perto do gol, não tinha a mesma força. O América finalizou pouco, mas foi eficiente em ‘cansar’ o lado rubro-negro com troca de passes, sem impor velocidade.

Em jogada pelo lado direito, Rodrigo Varanda conduziu até a linha de fundo e chutou quase sem ângulo para balançar as redes. No entanto, o árbitro assinalou impedimento após revisão do VAR. O Coelho cresceu no jogo e não se acanhou frente aos donos da casa.

Em jogada que começou no campo de defesa, o América conduziu a bola pelo meio de campo e encontrou Juninho pela esquerda. O volante entrou na área, cruzou, Ayrton Lucas tirou de cabeça, e a bola sobrou para Felipe Azevedo, que bateu de primeira para estufar as redes: 1 a 0.

Já aos 49min, em cobrança de falta, Arrascaeta mandou na cabeça de Victor Hugo, que acertou no ângulo, sem chances para Pasinato, arrancando o empate: 1 a 1.

O resultado é amargo para o América, que deixou a vitória escapar no fim. Contudo, o ponto conquistado tira o time da lanterna do campeonato e atrapalha os planos do Flamengo de se aproximar do líder, Botafogo.

FLAMENGO 1 X 1 AMÉRICA

Flamengo

Matheus Cunha; Wesley, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, Gerson, Everton Ribeiro (Victor Hugo aos 14 do 2T); Arrascaeta, Bruno Henrique (Pedro aos 29 do 2T) e Gabigol

Técnico: Jorge Sampaoli

América

Pasinato; Daniel Borges, Éder, Iago Maidana e Nicolas; Alê (Breno aos 29 do 2T), Martínez, Benítez (Juninho aos 20 do 2T); Pedrinho (Felipe Azevedo aos 29 do 2T), Paulinho Bóia (Rodrigo Varanda aos 16 do 2T) e Mastriani (Matheusinho aos 20 do 2T)

Técnico: Vagner Mancini

Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro

Gols: Felipe Azevedo aos 38 do 2T, Victor Hugo aos 49 do 2T

Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)

Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA)

VAR: Rafael Traci (SC) 

Cartões amarelos: Daniel Borges, Arrascaeta, Ayrton Lucas, Paulinho Bóia, Benítez, Iago Maidana

Compartilhe