Uma disputa direta na luta contra o rebaixamento! Bahia e América, ambos na zona da degola, se enfrentam neste domingo (6/8), a partir das 18h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O No Ataque traz as informações do jogo, onde assistir, prováveis escalações, arbitragem e os desfalques.
Sem vencer há seis jogos na Série A, o Bahia é o 17º colocado, com 15 pontos, três a menos que o Santos, primeiro time fora do Z4. Contra o América, a equipe comandada por Renato Paiva busca o quarto triunfo na competição para tentar sair da zona de rebaixamento. A missão pode ser complicada, uma vez que o time de Salvador é um dos piores mandantes, com aproveitamento de 37,5% nos jogos em casa, e tem o terceiro ataque menos efetivo de toda a competição – marcou apenas 15 gols, em 17 jogos disputados.
Já o Coelho, de Vagner Mancini, tem sequência ainda pior no Brasileiro. São sete jogos sem vencer. O América não soma três pontos há mais de dois meses e hoje figura na penúltima posição, com 10 pontos. O alviverde, inclusive, é o pior visitante. Não venceu uma partida sequer fora de casa. São três empates e cinco derrotas. Os números não são nada favoráveis. O time mineiro ainda tem a defesa mais vazada – sofreu 37 gols.
Bahia x América: onde assistir ao vivo
O jogo entre Bahia e América, na Arena Fonte Nova, terá transmissão da TV por assinatura no canal Premiere.
Bahia
Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia empatou fora de casa com o São Paulo (0 a 0), no Morumbi. Em relação a essa partida, a equipe de Renato Paiva já tem uma alteração confirmada entre os titulares: a volta do zagueiro Kanu, que cumpriu suspensão.
Uma possível novidade do Bahia está no ataque. Rafael Ratão, que se destacou no Toulouse, da França, e chegou ao tricolor no fim de julho, pode jogar como titular pela primeira vez. O atacante costuma ocupar os flancos e deve formar a dupla ofensiva com Ademir, velho conhecido do torcedor americano.
Ainda sobre o ataque, o Bahia terá o desfalque, mais uma vez, de Biel, um dos principais jogadores da equipe na temporada. Em recuperação de uma lesão, o jovem fez um treinamento físico separado do grupo durante a semana e ainda não tem previsão de retorno.
Provável escalação do Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Gabriel Xavier e Matheus Bahia; Acevedo, Rezende, Thaciano e Cauly; Ademir e Rafael Ratão.
Desfalques do Bahia: Biel
América
Diferentemente do Bahia, que teve a semana cheia para treinar com foco no Brasileiro, o América jogou na última quinta-feira (3/8) contra o Bragantino, pela oitavas de final da Copa Sul-Americana. Vagner Mancini mandou a campo um time alternativo que empatou com o Massa Bruta, por 1 a 1, no Independência.
O último confronto do América pelo Brasileiro também foi no Horto. O Coelho sofreu uma goleada do Palmeiras (4 a 1), no domingo (30/7). Em busca da almejada reabilitação e primeira vitória fora de casa na Série A, Vagner Mancinci pode experimentar, diante do Bahia, uma formação com três zagueiros ao invés de dois. Nesse caso, Lucas Kal jogaria mais recuado, como terceiro defensor ao lado de Éder e Iago Maidana. Isso aconteceu justamente contra o Bragantino.
Em relação aos desfalques, cinco jogadores estão fora da partida em Salvador. São eles: os atacantes Adyson (cirurgia no joelho), Dadá Belmonte (pubalgia), Aloísio (lesão muscular na coxa esquerda), e os zagueiros Ricardo Silva (lesão no joelho) e Danilo Avelar (lesão muscular na coxa direita).
Provável escalação do América: Mateus Pasinato; Éder, Iago Maidana e Lucas Kal; Daniel Borges, Alê, Martínez, Benítez e Nicolas; Pedrinho e Mastriani.
Desfalques do América: Adyson, Dadá Belmonte, Aloísio, Ricardo Silva e Danilo Avelar.
Bahia x América: arbitragem
Ábritro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa/SP)