À procura de um novo técnico no mercado da bola, o América viu crescer a probabilidade de rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro após a 18ª rodada da Série A. Com a derrota para o Bahia, nesse domingo (6/8), o Coelho se tornou o novo lanterna do Brasileirão.
Em noite de falhas defensivas e expulsão na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, o América foi superado por 3 a 1 pelo Bahia. O resultado culminou na demissão do técnico Vagner Mancini, que comandava a equipe mineira desde abril de 2022.
O Coelho disputa as oitavas de final da Copa Sul-Americana, mas faz campanha abaixo da crítica no Campeonato Brasileiro. Até aqui, foram 11 derrotas, quatro empates e apenas duas vitórias na principal competição nacional. Os números se traduzem em um aproveitamento de 19,6%.
Perto do fim do primeiro turno, o América se vê a oito pontos de distância do próprio Bahia, primeiro clube fora da zona de rebaixamento à Segunda Divisão. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Coelho tem 83% de chances de cair para a Série B.
A probabilidade é a maior entre os times da elite nacional. Logo após o América, aparecem Vasco (19° colocado), com 77,2%, Coritiba (18°), com 69,6%, e Santos (17°), com 46,7%.
Demissão de Mancini
A saída de Mancini foi anunciada por Euler Araújo, integrante do Conselho de Administração do América, após o revés diante do Bahia. O dirigente enalteceu o trabalho do treinador à frente do alviverde, mas enfatizou a necessidade de mudança por causa da ausência de bons resultados na Série A.
“Conversamos agora com o Mancini no vestiário e entendemos que o ciclo se encerra. Quero antes de tudo enaltecer o trabalho do Mancini no período em que ele esteve no América. Ele elevou o patamar do América, trouxe um sentimento de coragem e agressividade. O fato de termos atingido esse patamar tem muito a ver com ele e a equipe. Por parte da diretoria, quero deixar a minha alegria de ter trabalhado com ele. Mas, infelizmente, agora precisamos de mudança.”
Euler Aráujo, dirigente do América
De toda forma, Euler assegurou que, até a noite desse domingo, o América não havia estudado nomes para substituir Mancini. O Conselho de Administração trabalhará de forma mais intensa para essa definição ao longo desta semana.
O Coelho volta a campo na quinta-feira (10/8), às 21h, quando medirá forças com o Bragantino em jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. A partida será realizada na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, em São Paulo. O jogo de ida, em Belo Horizonte, terminou empatado por 1 a 1.
O próximo compromisso do América no Campeonato Brasileiro acontecerá a partir das 16h do domingo (13/8), no Independência, em BH. Pela 19ª rodada, o alviverde receberá o Goiás, que é o 15° colocado, com 19 pontos, e também briga contra o rebaixamento.