Atlético e Cruzeiro se manifestaram em suas redes sociais, nesta quarta-feira (17/5), celebrando o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. Os clubes reforçaram o movimento contra o preconceito no esporte e destacaram a importância da data, marco da luta contra a homofobia em todo o mundo.
O Atlético publicou em seu Twitter oficial uma imagem com a bandeira alvinegra e a bandeira do movimento LGBTQIA+, com uma breve mensagem pregando o respeito e a diversidade. Veja:
Já o Cruzeiro publicou em seu conta oficial do site um manifesto contra a homofobia:
Até o momento desta publicação, outros 12 clubes da Série A do Brasileiro se manifestaram sobre a data: Athletico, Bahia, Botafogo, Corinthians, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vasco. Veja algumas das postagens:
Casos de LGBTfobia crescem no futebol brasileiro
Segundo relatório divulgado pela CBF nesta quarta, o número de casos de LGBTfobia registrado no futebol brasileiro em 2022 foi 76% maior que no ano anterior.
O Anuário do Observatório do Coletivo, estudo realizado pelo Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+, contabilizou 74 casos de homofobia em 2022 protagonizados por pessoas ligadas ao futebol brasileiro (dentro ou fora de campo). Os episódios ocorreram nos estádios, nas redes sociais e na mídia.
No relatório anterior, referente ao ano de 2021, foram contabilizados 42 casos de LGBTfobia no futebol brasileiro – 32 a menos que o estudo mais recente. Já em 2020, foram 20 ocorrências regisradas.
Leia mais notícias no Portal Uai.