O diretor de futebol do Atlético-MG, Rodrigo Caetano, explicou as cláusulas definidas da multa contratual do técnico Eduardo Coudet. O dirigente garantiu que a continuidade do argentino na Cidade do Galo não tem relação com as cifras milionárias a serem pagas em caso de rescisão e justificou os termos do acordo entre as partes.
A multa no contrato entre Atlético e Coudet é aplicada para a parte que decidir pela quebra. O vínculo expira somente em 31 de dezembro de 2024, e os valores da indenização variam de acordo com a data do rompimento, como argumentou Rodrigo Caetano.
“Eu sei que ficou como assunto durante muito tempo essa questão da multa. Expliquei que não é esse valor. É muito menor, e por um prazo a ser cumprido. É até junho do ano que vem. Junho do ano que vem a gente entende que é um tempo razoável para avaliar o trabalho dele, e ele avaliar o que o clube oferece, pois falamos de um contrato que serve para as duas partes”, declarou Caetano, em entrevista à rádio 98 FM.
“Muitos treinadores ‘europeus’ que vêm, falam que a multa dele pode ser maior que a do fulano. Claro, o prazo é menor. Na grande maioria das vezes, os caras cobram o prazo todo. Funciona assim na prática. Todo e qualquer valor é pela comissão técnica”, complementou.
Sequência do trabalho
Caetano também garantiu a estabilidade de Coudet no cargo após polêmica e fase instável do time. Em abril, em bombástica entrevista depois da derrota para o Libertad, no Mineirão, pela Copa Libertadores, o argentino reclamou da falta de reforços, da venda de alguns atletas e de promessas que não teriam sido cumpridas pela diretoria.
Apesar do atrito e das críticas da torcida pelo desempenho do Atlético e o constante rodízio dos jogadores na temporada, Caetano disse que a continuidade de Coudet não foi colocada em dúvida.
“Nunca se colocou em dúvida a qualificação dele. Talvez ele não imaginasse a repercussão do que se fala. Isso pode ser entendido pelo tamanho do clube em que estamos trabalhando e a responsabilidade que temos quando nos comunicamos com 9, 10 milhões de torcedores. Ele está muito bem, em grande momento. Do mesmo jeito que os atletas carecem de um tempo para conhecer o treinador, o treinador também, de conhecer o clube, de conhecer o estado e a cidade”, concluiu.
Valor da multa
Os valores da multa foram detalhados por Ricardo Guimarães, mecenas e presidente do Conselho Deliberativo do Atlético-MG, em entrevista no início deste mês
“Não existe esse valor de multa de R$ 26 milhões no contrato do Coudet. O que existe é uma multa proporcional ao período de trabalho, que vale para os dois lados. Mês a mês vai diminuindo. Se chegar no fim do ano, essa multa estará em R$ 12 milhões. Vai diminuindo. É proporcional ao término do contrato dele de trabalho”, explicou.
Coudet no Galo
Contratado nesta temporada, Eduardo Coudet conquistou o Campeonato Mineiro pelo Atlético no primeiro semestre de 2023. Após início irregular no Brasileiro, a equipe do argentino chegou ao sexto lugar da tabela, com três vitórias em seis rodadas disputadas.
Na Copa do Brasil, o Galo abriu boa vantagem nas oitavas de final ao bater o Corinthians por 2 a 0 no jogo de ida, no Mineirão.
Ao todo, ‘Chacho’ comandou o Atlético em 28 partidas. Foram 17 vitórias, seis empates e cinco derrotas. O time marcou 45 gols e sofreu 21.