CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético-MG x Palmeiras: histórico recente mostra equilíbrio entre forças

Verdão levou vantagem nos jogos de mata-mata, mas embates foram decididos "no detalhe"; veja o histórico recente de Atlético-MG x Palmeiras
Foto do autor
Compartilhe

O histórico recente do confronto entre Atlético-MG e Palmeiras evidencia um grande equilíbrio entre duas das principais forças do futebol brasileiro nos últimos anos. Protagonistas, Galo e Verdão somaram títulos e duelos marcantes entre si nas últimas temporadas.

Em 2020, o Atlético-MG passou a contar com apoio financeiro ativo de um grupo de mecenas. Os empresários injetaram recursos no elenco profissional do clube mineiro com o intuito de aumentar a competitividade do time.

Os resultados vieram rapidamente. Desde 2020, o Galo venceu todos os Campeonatos Mineiros disputados, conquistou um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil e uma Supercopa do Brasil.

O Palmeiras, por sua vez, se vê em situação financeira bem mais estruturada que a do Atlético-MG, que, mesmo com apoio de investidores, luta contra a maior dívida bruta do futebol brasileiro

Com grande apoio da patrocinadora Crefisa, o Verdão empilhou taças nos últimos anos e voltou a se afirmar como um dos times mais temidos do continente. No recorte das últimas cinco temporadas, foram três Campeonatos Paulistas, dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil, duas Copas Libertadores e uma Recopa Sul-Americana.

Histórico recente de Atlético-MG x Palmeiras

Nas últimas três temporadas, considerando o período de maiores investimentos no time mineiro, Atlético-MG e Palmeiras se enfrentaram em 10 oportunidades. Foram duas vitórias do Galo, duas do Verdão e seis empates.

Quatro dessas igualdades, inclusive, aconteceram nos jogos mais importantes entre as equipes. Em 2021 e 2022, os brasileiros mediram forças no mata-mata da Copa Libertadores, com o time paulista levando a melhor em ambas as ocasiões.

Na primeira edição, o encontro aconteceu na semifinal. Após empate por 0 a 0 em São Paulo, o Palmeiras contou com gol salvador de Dudu no Mineirão, em Belo Horizonte, para empatar por 1 a 1 e garantir a vaga na decisão – seria campeão diante do Flamengo.

Depois, em 2022, nas quartas de final, a equipe comandada por Abel Ferreira se classificou após uma igualdade por 2 a 2 em BH e um 0 a 0 em São Paulo. Já sem o critério de gol fora de casa, o Verdão precisou vencer nos pênaltis por 6 a 5 para avançar – seria eliminado pelo Athletico-PR na semifinal.

Mesmo com a superioridade do Palmeiras no mata-mata, os confrontos mais recentes foram marcados por um grande equilíbrio. Comprova a tese o número de gols marcados nessas 10 partidas: nove do Galo e nove do Verdão.

Próximo Atlético-MG x Palmeiras

Ambas as equipes vivem boa fase e voltarão a se encontrar. O próximo duelo está marcado para o domingo (28/5), às 18h30, no Mineirão. A partida é válida pela oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Na principal competição nacional, dois pontos separam os times. O Palmeiras é o vice-líder, com 15. O Atlético-MG, por sua vez, ocupa a 4ª colocação, com 13.

Compartilhe