Em duelo marcado pelo equilíbrio no Mineirão, em Belo Horizonte, Atlético-MG e Palmeiras empataram por 1 a 1 neste domingo (28/5), pela oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Pavón marcou para o Galo no primeiro tempo, enquanto Dudu igualou para o Verdão na etapa complementar.
A superioridade do confronto, no entanto, se deu em ordem inversa aos gols. O Palmeiras aproveitou espaços da defesa alvinegra para ameaçar mais na etapa inicial, enquanto o time mineiro foi mais incisivo pelo desempate no segundo tempo. Ainda assim, faltou criatividade aos comandados de Eduardo Coudet.
Com o resultado, o Atlético-MG se manteve na quarta colocação do Brasileirão, mas chegou aos 14 pontos. O Palmeiras segue como vice-líder, agora com 16 pontos.
O Galo vira a chave para a Copa do Brasil. Em jogo de volta das oitavas de final, o time mineiro medirá forças com o Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo, às 21h30 da quarta-feira (31/5). O Atlético-MG venceu a partida de ida por 2 a 0.
Atlético-MG x Palmeiras
O embate teve um início equilibrado no Mineirão, como era de se esperar. O Atlético-MG tentava controlar a posse de bola e privilegiava as construções pelo lado direito, forçando bolas longas ao ataque.
Apesar disso, no começo da partida, chamava atenção um certo nível de desorganização da defesa do Galo. Logo aos 6’, Rony aproveitou de um vacilo da dupla de zaga para balançar as redes com um golaço de bicicleta, mas viu o tento ser invalidado pelo VAR por impedimento na origem do lance.
O Atlético-MG tinha muitas dificuldades diante da organização defensiva do Palmeiras. O time mineiro cedia espaços preciosos no momento de marcar e, quando tinha a bola, não conseguia desestruturar o bloco da equipe paulista e chegar aos últimos metros do campo com perigo.
O decorrer da primeira etapa revelou um Verdão superior em campo. Ainda que não criasse grandes chances de gol, ameaçava com contra-ataques em velocidade.
A atuação de Hulk, grande destaque do Galo, era um reflexo da baixa produtividade ofensiva da equipe. O camisa 7 somou várias perdas de posse de bola e se via “encaixotado” em meio aos defensores alviverdes.
O duelo caía em ritmo nos minutos finais do primeiro tempo, até a estrela de Pavón brilhar. Após bobeada de Gustavo Gómez, o argentino fez linda jogada individual pela direita, driblou dois marcadores do Palmeiras e, de frente para o gol, finalizou de esquerda: 1 a 0 para o Atlético-MG.
Segundo tempo
O Palmeiras começou a etapa complementar tentando controlar a posse de bola. Logo aos 6’, em jogada pela direita, com liberdade, Artur deu belo cruzamento para Dudu. O camisa 7 também apareceu livre na segunda trave e cabeceou para igualar o placar: 1 a 1.
Apesar das falhas cometidas no lance, o Atlético-MG reagiu bem após o gol sofrido e retomou o controle da posse de bola. O jogo alvinegro pedia por maior participação dos meias ofensivos e da dupla de ataque.
O Galo ocupava cada vez mais o campo de ataque, mas cometia erros nas tomadas de decisão. Com o objetivo de dar mais potência ao lado esquerdo do Atlético-MG, o técnico Eduardo Coudet promoveu as entradas de Patrick e Igor Gomes nas vagas de Hyoran e Rubens.
Já aos 35′, Igor Gomes criou e desperdiçou uma grande oportunidade. O meia tabelou por dentro e apareceu em boas condições na área para finalizar, mas chutou para fora.
Na reta final, faltou inspiração ao Galo. A equipe mineira abusou dos erros técnicos e saiu do confronto direto com um concorrente ao título nacional com um ponto.
ATLÉTICO-MG 1 x 1 PALMEIRAS
Atlético-MG
Everson; Mariano (Saravia, aos 36′ do 2°T), Jemerson, Nathan e Rubens (Igor Gomes, aos 31’ do 2°T); Rodrigo Battaglia, Hyoran (Patrick, aos 23’ do 2°T), Zaracho e Pavón; Paulinho e Hulk
Técnico: Eduardo Coudet
Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 35′ do 2°T), Luan, Gustavo Gómez e Vanderlan; Gabriel Menino (Richard Rios, aos 18’ do 2°T), Zé Rafael e Raphael Veiga (Jhon Jhon, aos 31’ do 2°T); Artur, Dudu (Bruno Lopes, aos 18’ do 2°T) e Rony (Endrick, aos 35′ do 2°T)
Técnico: Abel Ferreira
- Motivo: oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data: 28/5/2023
- Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
- Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
- Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Alex dos Santos (SC)
- VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
- Gols: Pavón, aos 45’ do 1°T (Atlético-MG); Dudu, aos 6’ do 2°T (Palmeiras)
- Cartões amarelos: Nathan Silva, Pavón, Zaracho, Eduardo Coudet (Atlético-MG); Gabriel Menino, Raphael Veiga, Vanderlan (Palmeiras)
- Público: 53.236
- Renda: R$ 2.199.727,10.