ATLÉTICO-MG

Quem é Bruno Lage, cotado para substituir Coudet no Atlético-MG

Atlético-MG deve contratar técnico estrangeiro para o lugar do argentino Eduardo Coudet. Bruno Lage é um dos cotados no clube alvinegro
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético-MG deve buscar um técnico estrangeiro para o lugar do argentino Eduardo Coudet. Um dos cotados é o português Bruno Lage, de 47 anos, que começou a trajetória na função há menos de meia década e está sem clube desde outubro de 2022.

O principal feito de Bruno foi o título do Campeonato Português 2018/2019 pelo Benfica. No mesmo clube, ergueu a Supertaça Cândido de Oliveira em 2019/2020, com direito a uma goleada por 5 a 0 em cima do rival Sporting na decisão.

Quem é Bruno Lage?

Bruno Miguel Silva do Nascimento nasceu em Setúbal, Região Metropolitana de Lisboa, em 12 de maio de 1976. O profissional adotou o sobrenome em homenagem ao pai, Fernando Lage, ex-meio-campista e ex-treinador de clubes distritais de Portugal.

Embora tenha tentado a sorte nos gramados, Bruno Lage não foi jogador profissional. Ele se dedicou aos estudos para iniciar a carreira de preparador físico dos juvenis do Vitória de Setúbal, em 1997.

Ainda como preparador, Lage trabalhou em equipes distritais de Portugal até ingressar na base do Benfica, em 2004. No clube encarnado, exerceu a função de técnico do sub-11 ao sub-19.

Bruno também dirigiu o sub-19 do Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, clube do qual o compatriota Carlos Carvalhal era coordenador técnico.

Auxiliar de Carlos Carvalhal

Em 2015/2016, Bruno Lage passou a integrar a comissão técnica de Carlos Carvalhal. Os dois estiveram juntos em três épocas no Sheffield Wednesday, da Inglaterra. O time bateu na trave na briga pelo acesso à Premiere League.

Nas duas edições da EFL Championship, o Sheffield caiu nos playoffs de definição do terceiro promovido à elite inglesa. Em 2015/2016, perdeu a final para o Hull City. Em 2016/2017, despediu-se nas semifinais diante do Huddersfield Town.

A parceria de Lage e Carvalhal se repetiu no Swansea City, clube galês que disputa as competições da Inglaterra. Tudo parecia caminhar bem até a 30ª rodada, quando a equipe estava em 14º, com 31 pontos – quatro de vantagem sobre o Crystal Palace, 18º.

O Swansea, contudo, entrou em uma fase terrível na reta final da Premier League, com dois empates e seis derrotas, e amargou a 18ª posição. O Crystal Palace, outrora no Z3, encerrou em 11º, com 44.

Na temporada seguinte, cada um seguiu o próprio caminho. Carvalhal viveu um ano sabático e só regressou a um clube em julho de 2019, no Rio Ave, de Portugal. Já Bruno Lage foi para o Benfica ainda em 2018.

Bruno Lage no Benfica

Inicialmente, Lage seria o responsável pela equipe B do Benfica. Em 13 jogos na segunda divisão de Portugal, obteve oito vitórias, três empates e duas derrotas.

Entretanto, com a saída de Rui Vitória, em janeiro de 2019, Lage subiu ao time principal como interino. Ele emplacou uma grande arrancada, com 18 triunfos e um empate em 19 jogos.

 - (foto: AFP)
Bruno Lage, técnico do Benfica, celebra conquista do Campeonato Português 2018/2019: Crédito: AFP/PATRICIA DE MELO MOREIRA(foto: AFP)

O Benfica saiu da quarta posição, na 15ª rodada, com 32 pontos, e se sagrou campeão, com 87 pontos em 34 jogos. Além do 37º título nacional, o clube de Lisboa teve o suíço Haris Seferovic como artilheiro, com 23 gols.

Lage ainda conduziu os encarnados às quartas de final da Liga Europa, sendo eliminado pelo Eintracht Frankfurt, da Alemanha. O time português perdeu no placar agregado em função do gol qualificado como visitante (vitória por 4 a 2, em casa, e derrota por 2 a 0, fora).

Na temporada seguinte, em 2019/2020, o Benfica levou o troco do Porto – chegou a estar sete pontos à frente, mas terminou o Campeonato Português em segundo, com 77, cinco a menos que o maior rival. Isso resultou no desligamento de Bruno Lage.

Retorno à Inglaterra

Bruno Lage teve a segunda experiência no futebol inglês pelo Wolverhampton Wanderers, de julho de 2021 a outubro de 2022.

A primeira temporada foi positiva, levando em consideração as pretensões medianas dos Lobos na principal liga do mundo. O clube ficou em 10º, com 51 pontos em 38 jogos – 15 vitórias, seis empates e 17 derrotas.

No segundo ano, Lage contabilizou apenas uma vitória nos oito primeiros jogos e acabou desligado em outubro de 2022. O espanhol Julen Lopetegui foi quem salvou o Wolves da queda – 13º lugar, com 41 pontos, sete a mais que o 18º Leicester.

Bruno Lage no Atlético-MG?

Conforme apurou a reportagem de No Ataque, Bruno Lage foi oferecido ao Atlético-MG por um intermediário de boa relação com a diretoria. As partes abriram conversas para apresentação do projeto nessa segunda-feira (12/6).

O técnico é considerado da “prateleira de cima” em Portugal. Lage esteve no radar do Flamengo antes do acerto com Jorge Sampaoli. Em 2022, o Corinthians também buscou informações sobre o ex-comandante do Benfica.

Saída de Eduardo Coudet

O Atlético-MG anunciou a saída de Eduardo Coudet no domingo (11). Segundo o clube, o argentino comunicou a decisão de não continuar ainda no vestiário do Mineirão, no sábado (10), depois do empate por 1 a 1 com o Bragantino, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Coudet voltou a entrar em choque com a diretoria por compreender que o elenco atual do Atlético-MG não é suficiente para brigar por títulos em 2023. A gestão, por sua vez, entende de forma diferente e acredita na capacidade do grupo.

No Brasileiro, o Atlético-MG é o quarto colocado, com 18 pontos. Na Libertadores, está em segundo do Grupo G, com nove. Na Copa do Brasil, o time foi eliminado pelo Corinthians nas oitavas de final.

Compartilhe