Professor de educação física e ex-zagueiro, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, é um dos dez técnicos de futebol mais vitoriosos no mundo. Ao todo, ele conquistou 27 taças como treinador. A mais importante entre as conquistas, sem dúvida, foi a Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira, ao lado de craques como Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.
Na mira do Atlético-MG para substituir o argentino Eduardo Coudet, Felipão pode abandonar a aposentadoria anunciada em novembro do ano passado – no Athletico-PR.
Diante da expectativa de Felipão assumir o comando técnico do Galo, o No Ataque fez um balanço do desempenho do treinador nos últimos clubes brasileiros que treinou. Confira:
Palmeiras
Depois de comandar o Guangzhou Evergrande, da China, por três anos, Luiz Felipe Scolari voltou ao Brasil em julho de 2018 para assumir o Palmeiras pela terceira vez na carreira.
No retorno ao alviverde, Felipão teve uma campanha irretocável no Campeonato Brasileiro. O time ficou invicto por todo o returno da competição e conquistou o título.
No ano seguinte, ele deixou o clube em setembro após o Palmeiras ser eliminado pelo Grêmio nas quartas de final da Copa Libertadores e uma campanha irregular na Série A.
Felipão no Palmeiras em 2018
- 30 jogos
- 20 vitórias
- Sete empates
- Três derrotas
Felipão no Palmeiras em 2019
- 46 jogos
- 26 vitórias
- 14 empates
- Seis derrotas
Cruzeiro
Em outubro de 2020, Felipão assinou com o Cruzeiro, time que treinou pela primeira vez entre 2000 e 2001. O objetivo estabelecido para o treinador foi o de evitar o rebaixamento à Serie C do Brasileiro.
Felipão conseguiu manter o time celeste na Série B, mas em janeiro de 2021 pediu demissão, pois estava insatisfeito com as dificuldades financeiras da equipe e salários atrasados.
Felipão no Cruzeiro em 2020
- 21 jogos
- Nove vitórias
- Oito empates
- Quatro derrotas
Grêmio
Já em 2021 Felipão voltou ao Grêmio pela quarta vez. Entretanto, a passagem não foi bem sucedida.
Felipão no Grêmio em 2021
- 21 jogos
- Nove vitórias
- Três empates
- Nove derrotas
Athletico-PR
Luiz Felipe Scolari anunciou a aposentadoria em novembro de 2022 ao terminar o Campeonato Brasileiro na sexta posição garantindo ao Athletico-PR uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2023.
Naquele mesmo ano, Felipão ainda levou o Furacão à final da Libertadores, mas foi derrotado pelo Flamengo por 1 a 0.
Felipão no Athletico-PR em 2022
- 47 jogos
- 22 vitórias
- 14 empates
- 11 derrotas