O Atlético-MG estipulou a data de estreia do time principal na Arena MRV. Segundo o CEO do clube, Bruno Muzzi, a expectativa é para sábado, 19 de agosto, contra o Santos, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
“O planejamento é para o Santos. Há uma série de coisas que precisamos fazer até lá. Primeiramente, teremos esse evento do dia 16/7, o Jogo das Lendas, para 20 mil pessoas. Estamos aguardando as atuorizações, o diálogo tem sido bastante positivo. Veremos como será o comportamento viário, de público, de polícia, etc”, disse o dirigente, em entrevista ao canal do Beto Guerra no YouTube.
“Feito isso, começo imediatamente no dia seguinte a trabalhar para um evento de 30 mil pessoas em um horário de 21h30. De 30 a 35 mil pessoas, porém mais provável 30 mil”, complementou.
Muzzi afirmou que a partida diante do Santos precisa ser às 21h30 para não complicar o trânsito na região do bairro Califórnia, entre a BR-040 e a Via Expressa, em Belo Horizonte. Além disso, o Atlético terá de adequar algumas orientações das autoridades para oferecer comodidade e segurança à sua torcida.
“Para eu conseguir (realizar o evento), preciso mostrar à Prefeitura de BH que a mobilidade funciona e quais as medidas operacionais a Prefeitura pode me ajudar para fazermos um evento de 30 mil pessoas”, destacou.
“Não queremos fazer esse jogo às 19h30, precisamos fazer às 21h30 para aliviar o trânsito da cidade. Temos que atender ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar. O estádio está todo pronto internamente, mas o laudo de segurança apontou alguns pontos de impacto que precisamos executá-los”, acrescentou.
Atlético-MG quer receber de ’40 a 45 mil pessoas’
Caso tenha sucesso no jogo para 30 mil torcedores, o clube pretende expandir o público nos compromissos seguintes pelo Brasileirão e possivelmente na Copa Libertadores – desde que supere o Palmeiras nas oitavas de final.
“Se eu conseguir fazer tudo isso para o jogo do dia 19, vamos apresentar um novo plano à Prefeitura para receber de 40 a 45 mil pessoas. Veremos o que pode ser feito para obtermos a licença dentro dessas medidas”, concluiu Bruno Muzzi.
Arena MRV
Nova casa do Atlético, a Arena MRV comporta 46 mil torcedores e conta com 112 camarotes, 42 bares e lanchonetes, cerca de 2.300 vagas de estacionamento e sete cozinhas. O estádio foi projetado pelo arquiteto Bernardo Farkasvölgyi. Iniciadas em abril de 2020, as obras ficaram a cargo da Racional Engenharia.
O Galo deverá gastar R$ 1,2 bilhão para concluir a Arena MRV – o triplo da previsão inicial há quase seis anos. Em 2017, o Atlético estimava um custo de R$ 410 milhões. Em maio de 2022, subiu para R$ 650 milhões. No mesmo ano, em setembro, as cifras chegaram a R$ 950 milhões.
Na concretização da Arena MRV, o Atlético obteve recursos com a venda de 50,1% das ações do shopping Diamond Mall (R$ 250 milhões) e a comercialização de naming rights (R$ 60 milhões) e cadeiras cativas (R$ 100 milhões). O clube também recorreu a empréstimos de mais de R$ 600 milhões, dando a receita de bilheteria pelos próximos anos como garantia de pagamento da dívida.
Contrapartidas
As contrapartidas exigidas pela PBH tiveram grande peso e, atualmente, estão avaliadas em R$ 335,3 milhões – quase 50% dos R$ 750 milhões investidos no perímetro da Arena MRV. O Galo precisou arcar com obras de impacto viário (R$ 212 milhões), ambiental (R$ 95 milhões) e social (R$ 12,7 milhões), além de mais de R$ 19 milhões em taxas e licenciamentos.